Uma Revisão Didática do Método Dialético e da Démarche Regressiva-Progressiva como Subsídio para a Leitura do Mundo Moderno / A Didactic Review of Dialectical Method and Regressive-Progressive Démarche as Ways of Reading the Modern World

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

Resumo


Ao longo do processo de construção da geografia, é nítida a condição de crise posta pela produção e reflexão geográfica. Como reflexo da crise na produção do conhecimento geográfico percebe-se uma incapacidade desta ciência em elaborar análises críticas da realidade. Como tentativa de superação da leitura superficial feita pela geografia é urgente construir reflexões de método e de procedimentos metodológicos que apresentem a geografia como uma ciência social e crítica. Este é o ponto de partida que se localiza este artigo, que tem como objetivo central trazer uma contribuição teórica sobre a importância do método compreendido como concepção de mundo, movimento do pensamento e da ação que corrobore com uma perspectiva crítica. O que se desdobra é o entendimento da centralidade do espaço e do urbano como condição do mundo atual e das transformações do capitalismo, exigindo da Geografia um posicionamento de ajuste de foco nas questões sociais.

Palavras-chave


Lógica Dialética; Geografia Crítica; Sociedade Urbana

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.11778

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2237-3071