Uma Revisão Didática do Método Dialético e da Démarche Regressiva-Progressiva como Subsídio para a Leitura do Mundo Moderno / A Didactic Review of Dialectical Method and Regressive-Progressive Démarche as Ways of Reading the Modern World
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.11778Palavras-chave:
Lógica Dialética, Geografia Crítica, Sociedade UrbanaResumo
Ao longo do processo de construção da geografia, é nítida a condição de crise posta pela produção e reflexão geográfica. Como reflexo da crise na produção do conhecimento geográfico percebe-se uma incapacidade desta ciência em elaborar análises críticas da realidade. Como tentativa de superação da leitura superficial feita pela geografia é urgente construir reflexões de método e de procedimentos metodológicos que apresentem a geografia como uma ciência social e crítica. Este é o ponto de partida que se localiza este artigo, que tem como objetivo central trazer uma contribuição teórica sobre a importância do método compreendido como concepção de mundo, movimento do pensamento e da ação que corrobore com uma perspectiva crítica. O que se desdobra é o entendimento da centralidade do espaço e do urbano como condição do mundo atual e das transformações do capitalismo, exigindo da Geografia um posicionamento de ajuste de foco nas questões sociais.Métricas
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Publicado
2018-06-25
Como Citar
NÓBREGA, Pedro Ricardo da Cunha. Uma Revisão Didática do Método Dialético e da Démarche Regressiva-Progressiva como Subsídio para a Leitura do Mundo Moderno / A Didactic Review of Dialectical Method and Regressive-Progressive Démarche as Ways of Reading the Modern World. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 1, p. 25–38, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.11778. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/11778. Acesso em: 3 dez. 2024.
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Artigos
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