Uma Revisão Didática do Método Dialético e da Démarche Regressiva-Progressiva como Subsídio para a Leitura do Mundo Moderno / A Didactic Review of Dialectical Method and Regressive-Progressive Démarche as Ways of Reading the Modern World

Autores/as

  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.11778

Palabras clave:

Lógica Dialética, Geografia Crítica, Sociedade Urbana

Resumen

Ao longo do processo de construção da geografia, é nítida a condição de crise posta pela produção e reflexão geográfica. Como reflexo da crise na produção do conhecimento geográfico percebe-se uma incapacidade desta ciência em elaborar análises críticas da realidade. Como tentativa de superação da leitura superficial feita pela geografia é urgente construir reflexões de método e de procedimentos metodológicos que apresentem a geografia como uma ciência social e crítica. Este é o ponto de partida que se localiza este artigo, que tem como objetivo central trazer uma contribuição teórica sobre a importância do método compreendido como concepção de mundo, movimento do pensamento e da ação que corrobore com uma perspectiva crítica. O que se desdobra é o entendimento da centralidade do espaço e do urbano como condição do mundo atual e das transformações do capitalismo, exigindo da Geografia um posicionamento de ajuste de foco nas questões sociais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE(2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015); Pesquisador do grupo Desenvolvimento do Espaço, Território e Região - GPDeTER da UPE - Campus Nazaré da Mata (início 2013), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE, campus Petrolina (Início 2016). Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE - UNIVASF (início 2016) e Líder do Grupo Geografia, trabalho e ontologia do ser social: estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza - GTOSS - UNIVASF (início 2016). Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia do Envelhecimento, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.

Publicado

2018-06-25

Cómo citar

NÓBREGA, Pedro Ricardo da Cunha. Uma Revisão Didática do Método Dialético e da Démarche Regressiva-Progressiva como Subsídio para a Leitura do Mundo Moderno / A Didactic Review of Dialectical Method and Regressive-Progressive Démarche as Ways of Reading the Modern World. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 1, p. 25–38, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.11778. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/11778. Acesso em: 17 jul. 2024.