Mapeamento do Eucalipto no Estado de Minas Gerais Utilizando o Sensor Modis / Using Modis Sensoring to Map Eucalyptus Production in the State of Minas Gerais

Mariley Gonçalves Borges, Marcos Esdras Leite, Manoel Reinaldo Leite

Resumo


O sensor MODIS oferece produtos como o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada -- NDVI e o Índice de Vegetação Melhorado -- EVI, que permitem o monitoramento das áreas vegetadas e não vegetadas. Tendo em vista o crescimento das áreas ocupadas por eucalipto no estado de Minas Gerais, o objetivo deste trabalho é mapear o eucalipto em Minas Gerais através dos índices de vegetação fornecidos pelo sensor MODIS, com o intuito de monitorar seu crescimento, obter uma base de dados atualizada e verificar a qualidade do mapeamento através de um sensor de baixa resolução espacial, que apresenta produtos como os índices de vegetação. Embora tenha havido limitação dos produtos de NDVI e EVI em relação à classificação do eucalipto nas imagens, o EVI apresentou resultados satisfatórios no mapeamento do eucalipto nos anos de 2007 e 2015.

Palavras-chave


Sensoriamento Remoto; Eucalipto; Índices de Vegetação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.14364

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Manoel Reinaldo Leite

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2237-3071