Rio de Janeiro, a Cidade dos Múltiplos Mirantes
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.5232Palavras-chave:
Mirantes, Pontos de Vista, Imagens da Cidade.Resumo
Este artigo procura analisar o papel e a importância do jogo visual que se estabelece pela fixação de pontos de vista na produção de imagens que identificam uma cidade. A organização e a situação dos mirantes urbanos é assim uma chave de interpretação fundamental uma vez que a partir de escolhas de pontos de vista estabilizam-se imagens que participam de um discurso visual que se associa às cidades. O Rio de Janeiro é um caso emblemático disso pois conta, pela singularidade do seu sítio, com um grande número de mirantes que evocam, combinam e enquadram diferentes elementos da paisagem em variados arranjos. Esses arranjos compõem assim uma narrativa, um verdadeiro discurso iconográfico sobre a cidade.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2015-12-01
Como Citar
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Rio de Janeiro, a Cidade dos Múltiplos Mirantes. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 5, n. 2, p. 9–26, 2015. DOI: 10.36403/espacoaberto.2015.5232. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/5232. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.