Proposal for a Field Activity in Geomorphology for Semiarid Landscape of the Eastern Portion of Northeastern Brazil: a Cognitive-Interpretative Guide based on Geoforms

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.58334

Keywords:

Geomorphological Teaching, Geomorphological Cartography, Semi-arid Northeast of Brazil

Abstract

Geomorphology teaching needs more tools and instruments that help students recognize the complexity of the elements that make up the physical landscape. For didactical and geomorphological cartography purposes, the construction of lists containing types of morphological units and their illustrations has been a classic tool for identifying and fixing content. The objective of this work was to propose a teaching/survey activity mediated by observation of geoforms in the field, to confront the typologies applied to geomorphological units for the north-eastern sector of the Brazilian semi-arid region, and to point out how observation in loco, socialized between groups of learners, favors a more complex and realistic reading of morphogenesis. The activity was based on constructing a fieldwork itinerary, assisted by a guide list to accompany the points visited in the field. In this, 22 morphological units were identified and illustrated by realistic models created in an AI environment. In addition, morphologies were chosen for representation at a scale of 1:10,000 or larger, suitable for detailed geomorphological surveys. The final stage proposed the construction of interpretative worksheets for the field visit points, in which it is possible to confront the descriptions offered by the literature and the models created by AI with the narratives and authentic images of the landscape produced by the learners. It is believed that the cognitive-interpretative activities conducted in the field, guided by the perception, identification, and sharing of variations and inadequacies found between the current taxonomic proposals and the experience of landscape observation constitute didactic tools that facilitate teaching-learning in geomorphology

Author Biographies

Antonio Carlos de Barros Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), fez intercâmbio de graduação na Radford University, Virginia, EUA, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com estágio sanduiche na Universidade de Durham, Reino Unido (2001) e pós-doutorado em geomorfologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) . Atualmente é docente e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, membro permanente dos programas de pós-graduação em geografia e arqueologia, Lider do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE. Coordenador Adjunto da Área de Geografia da CAPES desde 2018. Vice-presidente da Associação Brasileira de Geografia física desde 2017. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia do quaternário, geomorfologia de ambientes semiáridos, geomorfologia histórica e estrutural, aplicação de índices morfométricos na análise geomorfológica e análise geossistêmica.

Daniel Rodrigues de Lira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Geografia (2008); Mestre em Geografia (2010) e Doutor em Geografia (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Pedologia e Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, Reconstrução Paleoambiental, Pedologia (soloXPaisagem), Geoquímica, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto e ensino de Geografia Física, Atuou como professor Adjunto na Universidade Federal de Sergipe do ano de 2014 ate 2021, atualmente Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais e atua como professor Adjunto do curso de Geografia - Lic/Bach da Universidade Federal de Pernambuco.

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia. É professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 2016, estando vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO). Lidera o Grupo de Pesquisas Geografia de paisagens tropicais (PAISAGEO) e é vice-coordenador do Laboratório de pesquisa em dinâmicas de paisagens intertropicais (INTERTRÓPICOS), também estando vinculado ao Laboratório de Geomorfologia do Quaternário e o Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA). Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO). Atua ou atuou como professor nos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciaturas), Geologia, Ciências Biológicas/Ambientais e Engenharia Cartográfica. É membro do pleno do Departamento, do Núcleo Docente Estruturante das licenciaturas e Coordenador de aulas de campo. Foi Professor e Coordenador do Colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco (Campus Petrolina) entre 2013-2016, quando criou e liderou o Grupo de Pesquisa Paisagem e Patrimônio Natural e participou da equipe de criação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Também é colaborador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul. Tem interesse no estudo das paisagens tropicais semiáridas e coordena projeto de pesquisa sobre a Cartografia das paisagens do Domínio das Caatingas. Tem experiência em Geografia Física/Geoecologia, no levantamento e cartografia de paisagens e suas aplicações, uso de geotecnologias para estudos integrados do ambiente, educação geográfica e ambiental e teorias da Geografia Física.

Riclaudio Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (Atual). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (Linha de Pesquisa: Dinâmica Ambiental) (2018). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho (2016). Membro do grupo de pesquisa em Geografia de Paisagens Tropicais (PAISAGEO), da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Laboratório de pesquisa em dinâmicas de paisagens intertropicais (INTERTRÓPICOS), da Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse na área de Geografia Física, atuando principalmente com ensino de geociências, cartografia de paisagem, geossistemas, geomorfologia, dinâmica ambiental, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Usuário de informática avançado, com curso em manutenção de hardwares e redes, e uso de softwares.

George Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó (Caicó-RN) (2017). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2022). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (2019). Doutorando em Geografia pelo mesmo programa. Possui experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia Estrutural e Tectônica, Geomorfometria, Mapeamento Geomorfológico e Análise Integrada da Paisagem. Integra o Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e o Grupo de Estudos em Arqueologia, Geociências e Tecnologias (GEAGT).

Published

2023-06-30

How to Cite

Corrêa, A. C. de B., Lira, D. R. de, Cavalcanti, L. C. de S., Santos, R. S., & Oliveira, G. P. de. (2023). Proposal for a Field Activity in Geomorphology for Semiarid Landscape of the Eastern Portion of Northeastern Brazil: a Cognitive-Interpretative Guide based on Geoforms. Espaço Aberto, 13(1), 133–160. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.58334