Uso da Teoria da Imagem Fotográfica como Contribuição Metodológica de Análise Geográfica / Use of Photographic Image Theory as a Methodological Contribution to Geographical Analysis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.16304

Palabras clave:

fotografia metodologia geografia

Resumen

O objetivo de analisar a fotografia como fonte de conhecimento geográfico é o que deu origem a este artigo. As imagens divulgadas pela fotografia são guias que à distância conseguem comunicar. Para isso, realiza-se uma reflexão da fotografia enquanto artefato cultural e visual que se aproxima do conceito de paisagem, e apresenta-se o seu entendimento pela teoria da imagem. O resultado desta reflexão configura-se num mix de metodologias visuais e fontes que juntas constituem um caminho possível para a geografia.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rachel de Almeida Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela UERJ

Mestrado em geografia pela UERJ

Professora da rede municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro

Doutoranda do curso de pos-graduação em geografia da UFRJ

 

Publicado

2018-06-25

Cómo citar

MOURA, Rachel de Almeida. Uso da Teoria da Imagem Fotográfica como Contribuição Metodológica de Análise Geográfica / Use of Photographic Image Theory as a Methodological Contribution to Geographical Analysis. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 1, p. 39–52, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.16304. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/16304. Acesso em: 24 nov. 2024.