Górgias e Sócrates quanto à educação: oposição e complementaridade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v10i20.3826

Keywords:

Plato, Socrates, Gorgias, Philosophy, Pedagogy

Abstract

In this paper, we depart from a general conception about sophistry, opposing it to philosophy, aiming to highlight what separates and what unites them. Then, we draw briefly the thought of a prominent sophist, Gorgias, trying to explain his views about education. Then we do the same with Socrates. After this, we will oppose the ideas of Socrates, Gorgias and Plato concerning education, commenting on them.

Author Biography

Aldo Lopes Dinucci, VIVA VOX / DFL / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ \ 1995), mestre em Filosofia Clássica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ \ 1998) e doutor em Filosofia Clássica também pela PUC-RJ (2002). Atualmente é professor associado nível 01 na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Foi o editor responsável dos CADERNOS UFS DE FILOSOFIA entre julho de 2008 e julho de 2010. É editor da revista PROMETEUS desde junho de 2008. Participa dos conselhos científicos dos CADERNOS UFS DE FILOSOFIA (DFL/UFS), da PROMETEUS (DFL/UFS), da KINESIS (UNESP/MARÍLIA), e da GRIOT (UFRB). É coordenador do grupo de pesquisa em filosofia clássica Viva Vox.

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Published

2016-04-14

Issue

Section

Artigos