Górgias e Sócrates quanto à educação: oposição e complementaridade

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DOI :

https://doi.org/10.47661/afcl.v10i20.3826

Mots-clés :

Educação, Sócrates, Górgias

Résumé

No presente artigo, partiremos de uma concepção geral sobre a sofística, opondo-a à filosofia, visando salientar o que as separa e o que as une. Em seguida, traçaremos brevemente o pensamento de um sofista destacado, Górgias, buscando explicitar sua concepção de educação. A seguir, faremos o mesmo com o pensamento de Sócrates. Após isso, iremos contrapor as concepções de Sócrates e Górgias quanto à educação, comentando-as.

Biographie de l'auteur

Aldo Lopes Dinucci, VIVA VOX / DFL / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ \ 1995), mestre em Filosofia Clássica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ \ 1998) e doutor em Filosofia Clássica também pela PUC-RJ (2002). Atualmente é professor associado nível 01 na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Foi o editor responsável dos CADERNOS UFS DE FILOSOFIA entre julho de 2008 e julho de 2010. É editor da revista PROMETEUS desde junho de 2008. Participa dos conselhos científicos dos CADERNOS UFS DE FILOSOFIA (DFL/UFS), da PROMETEUS (DFL/UFS), da KINESIS (UNESP/MARÍLIA), e da GRIOT (UFRB). É coordenador do grupo de pesquisa em filosofia clássica Viva Vox.

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Publiée

2016-04-14

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