Doxa, Diakosmêsis and Being in Parmenides’ Poem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v14i27.39061

Palavras-chave:

Parmênides, Dóxa, Cosmologia, Doxografia, Simplício

Resumo

A edição moderna do poema de Parmênides (a partir do trabalho de Fülleborn de 1795) consolidou o esquema dicotômico bem conhecido de acordo com o qual os fragmentos são estabelecidos e compreendidos, isto é, se os atribuindo a uma ou outra de duas “partes” seguintes ao Proêmio, a Verdade (Alêtheia) ou a Opinião (Doxa). Um exame cuidadoso dos testemunhos doxográficos, no entanto, revela indicações suficientes para lançar dúvidas sobre essa representação geralmente aceita. Neste artigo, analiso alguns dos testemunhos – particularmente aqueles encontrados em Simplício – com o objetivo de apontar a evidência em favor de uma importante distinção entre o que os antigos chamaram uma seção “Sobre a opinião” (ta pros doxan) e a Cosmogonia parmenídea propriamente. Veremos que essa hipótese implica uma perspectiva “deflacionária” da Doxa, que fica limitada aos versos 53–61 do fragmento 8, juntamente aos quatro versos do fragmento 9. O relato cosmogônico, ademais, não deve ser simplesmente entendido como uma coleção de “opiniões de mortais” – no sentido de sua desvalorização na primeira parte do poema (cf. B1,30; B6,4–9; B7,3–5) – mas mais bem como um discurso que importa características epistemológicas para a descrição das origens do estado presente do universo. Por fim, extraímos desse quadro algumas consequências para o entendimento do papel do argumento sobre o ser e os limites de “ontologia” parmenídea.

Biografia do Autor

Bruno Loureiro Conte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor do Núcleo de Filosofia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da PUC-SP

Referências

Brague, R. “La vraisemblance du faux (Parménide, fr. I, 31-32).” Études sur Parménide: Problèmes d’interprétation. Vol. 2. 2 vols. Vrin, 1987.

Bredlow, Luis Andrés. “Cosmología, cosmogonía y teogonía en el poema de Parménides.” Emerita 78.2 (2010): 275–297. Web. 9 Aug. 2014.

Conte, Bruno. “A poética de Parmênides e sua nova imagem de mundo.” Hypnos 37 (2016): 225–251.

Cordero, Nestor-Luis. “L’histoire du text de Parménide.” Études sur Parménide. Ed. P. Aubenque. Volume II: Problémes d’interprétation. Paris: Vrin, 1987. 3–24.

Cordero, Nestor-Luis. “The ‘Doxa of Parmenides’ Dismantled.” Ancient Philosophy 30.2 (2010): 231–246.

Cornford, F. M. “Parmenides’ Two Ways.” The Classical Quarterly 27 (1933): 97–111.

Curd, P. “Deception and Belief in Parmenides’ Doxa.” Apeiron 25.2 (1992): 109–134.

Dehon, P. “Les recomendations de la déesse. Parménide, fr. 1.28-32.” Revue de Philosophie Ancienne 6.2 (1988): 271–289.

Denniston, John Dewar. The Greek Particles. 2nd ed. London: Oxford University Press, 1954.

Diels, Hermann. Doxographi Graeci. Berlin: Reimer, 1879.

Diels, Hermann. “Über die ältesten Philosophieschulen der Griechen.” Philosophische Aufsätze: Eduard Zeller zu seinem fünfzigjährigen Doctor-Jubiläum gewidmet. Leipzig: Pues, 1887.

Diller, H. “Der vorphilosophische Gebrauch von κόσμος und κοσμεῖν.” Festschrift Bruno Snell. München: C. H. Beck, 1956. 47–60.

Falus, R. “Parmenides-Interpretationen.” Acta Antiqua Academiae Scientiarum Hungaricae 8 (1960): 267–294.

Finkelberg, Aryeh. “Being, Truth and Opinion in Parmenides.” Archiv für Geschichte der Philosophie 81.3 (1999): 233–248.

Finkelberg, Aryeh. “On the History of the Greek Κόσμος.” Harvard Studies in Classical Philology 98 (1998): 103–136.

Fülleborn, G. G. “Fragmente Des Parmenides. Neu Gesammelt, Übersetz Und Erläutert.” Beyträge Zur Geschichte Der Philosophie. Ed. G. G. Fülleborn. VI. Züllichau/Freistadt: Frommannische Buchhandlung, 1795. 1–102.

Guthrie, W. K. C. A History of Greek Philosophy: The Presocratic Tradition from Parmenides to Democritus. Vol. 2. Cambridge University Press: Cambridge, 1965.

Hershbell, Jackson P. “Parmenides’ Way of Truth and B16.” Apeiron 4.2 (1970): 1–23.

Kahn, Charles. Anaximander and the Origins of Greek Cosmology. New York: Columbia University Press, 1960.

Kurfess, Christopher J. “Restoring Parmenides’ Poem: Essays Toward a New Arrangement of the Fragments Based on a Reassessment of the Original Sources.” Jan. 2012: n. pag.

Laks, Andre. “‘The More and the Full’. on the Reconstruction of Parmenides’ Theory of Sensation in Theophrastus, de Sensibus, 3–4.” 8 (1990): 1–18.

Long, A. A. “The Principles of Parmenides’ Cosmogony.” Phronesis 8.2 (1963): 90–107.

Long, A. A. “The Scope of Greek Philosophy.” The Cambridge Companion to Early Greek Philosophy. Ed. A. A. Long. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. 1–21.

Marcinkowska-Rosól, Maria. “Zur Syntax von Parmenides Fr. 1.31-32.” Hermes 135.2 (2007): 134–148.

Mullach, G. A., ed. “Parmenidis carminum reliquiae.” Fragmenta Philosophorum Graecorum. Vol. 1. 2 vols. Paris: Didot, 1860. 114–130. Poeseos Philosophiquae.

Pulpito, Massimo. “Parmenides and the Forms.” Parmenides, Venerable and Awesome (Plato, Theaetetus 183e):Proceedings of the International Symposium. Ed. N.-L. Cordero. Las Vegas/Zurich/Athens: Parmenides, 2011. 191–212.

Rossetti, Livio. “La polumathia di Parmenide.” Khôra (2015): 193–216.

Schwabl, H. “Sein und Doxa bei Parmenides.” Um die Begriffswelt der Vorsokratiker. Ed. H.-G. Gadamer. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1968 [1953].

Thanassas, Panagiotis. Parmenides, Cosmos, and Being: A Philosophical Interpretation. Milwaukee: Marquette Univ. Press, 2007.

Verdenius, W. J. Parmenides, Some Comments on His Poem. Amsterdam: A. M. Hakkert, 1964 [1942].

Zeller, E. Die Philiosophie der Griechen in ihrer geschichtlichen Entwicklung. Vol. 1. Leipzig, 1869.

Downloads

Publicado

2020-10-01