v. 14 n. 27 (2020): PARMÊNIDES EON 1

					Visualizar v. 14 n. 27 (2020): PARMÊNIDES EON 1

Os Anais de Filosofia Clássica publicam o 14o volume de 2020 com um renovado alento editorial para os Estudos Clássicos em perspectiva internacional. Implantamos os indexadores digitais DOI e ORCID. Repaginamos o layout dos artigos. Ampliamos nossos horizontes de colaboração internacional, agora também com a Profa. Rose Cherubin da George Mason University, em um projeto que integra de modo mais forte a língua inglesa às línguas neolatinas das universidades europeias e latino-americanas com que já colaborávamos. A rede internacional e multilíngue chega nestes números 27 e 28 com artigos em inglês, português, francês e italiano, alguns publicados em versão bilíngue.

No dossiê do volume 14, inauguramos o Projeto EON – Ontologia Eleática: origem e recepção, idealizado por Nicola Galgano (USP), um amplo trabalho de cooperação internacional em História da Filosofia, que deve estender-se por vários anos e diversos meios de publicação. O primeiro Tomo do Volume 1 vem publicado nos nossos números 27 e 28 de 2020, perfazendo o dossiê especial do Volume 14 da revista.

A escolha de iniciar nos Anais de Filosofia Clássica não é casual. A revista foi inaugurada com um volume inteiramente dedicado a Parmênides, em 2007, logo após um simpósio internacional dedicado ao filósofo, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Esta acolhida do Projeto EON permitiu acrescentar as línguas originais em que alguns dos textos foram escritos. Assim, algumas vezes, teremos versões bilíngues dos textos; como já no primeiro número: as versões em inglês e francês do artigo de Nestor Cordero e as versões em italiano e inglês de Guido Calenda e Walter Fratticci. Sete autores no número 27 e mais oito no número 28 tratarão das origens da reflexão ocidental sobre o ser e sua significação, sob os cuidados editoriais de Rose Cherubin e Nicola Galgano.

A revista continua recebendo artigos e resenhas em fluxo contínuo, como o artigo sobre o amor retórico no Banquete, de Felipe da Silva (UFPE) e a resenha sobre o livro de Arenson sobre o hedonismo, de João Conque (UFMG).

Temos, neste número, também um meticuloso trabalho de tradução e comentário do Livro III do Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, por Reina Pereira – uma prévia do Projeto Editorial da Parceria UnB-Coimbra de publicar a obra de Diógenes Laércio em cooperação luso-brasileira.

 

Fernando Santoro

Editor Responsável pelos Anais de Filosofia Clássica

Rose Cherubin

Editora do Vol. 14

Nicola Galgano

Editor do Vol. 14

Publicado: 2020-10-01

Apresentação

Artigos - Varia