Da existência do útil ao inútil: a constituição do instrumento na ordem da obra de arte

Kibson Rodrigo Santos Da Silva

Resumo


Resumo: O que se pretende neste texto é fazer uma análise prévia sobre a constituição do instrumento (utensílio), sobre sua natureza, e sua essência para chegar até a concepção do que seria o instrumento, possibilitando o advir da obra de arte. Com isto, torna-se necessário definir o que faz aparecer e constituir o instrumento a partir do acontecer de sua instrumentalidade. Para este exame, as obras principais são Ser e tempo e A origem da obra de arte.

Palavras-chave: Heidegger; Necessidade; Utilidade.

Summary: The intention in this text is to make a preliminary analysis about the constituition of the instrument (tool), its nature, its essence to achieve the conception of wath would be the instrument, allowing the coming of the artwork. This requires defining what is does appear and constitute the instrument from the happening of its instrumentality. For this exam, the main works are Being and Time and The origin of the artwork.

Keyworks: Heidegger; Need; Utility


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DOI: https://doi.org/10.59488/itaca.v0i21.244

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Revista Ítaca - Periódico acadêmico administrado e editado por discentes de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

ISSN (1519-9002 | 1679-6799) 

 

Última atualização: Agosto/2019

Last update: Agust/2019