Da existência do útil ao inútil: a constituição do instrumento na ordem da obra de arte

Autores

  • Kibson Rodrigo Santos Da Silva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i21.244

Resumo

Resumo: O que se pretende neste texto é fazer uma análise prévia sobre a constituição do instrumento (utensílio), sobre sua natureza, e sua essência para chegar até a concepção do que seria o instrumento, possibilitando o advir da obra de arte. Com isto, torna-se necessário definir o que faz aparecer e constituir o instrumento a partir do acontecer de sua instrumentalidade. Para este exame, as obras principais são Ser e tempo e A origem da obra de arte.

Palavras-chave: Heidegger; Necessidade; Utilidade.

Summary: The intention in this text is to make a preliminary analysis about the constituition of the instrument (tool), its nature, its essence to achieve the conception of wath would be the instrument, allowing the coming of the artwork. This requires defining what is does appear and constitute the instrument from the happening of its instrumentality. For this exam, the main works are Being and Time and The origin of the artwork.

Keyworks: Heidegger; Need; Utility

Biografia do Autor

Kibson Rodrigo Santos Da Silva, UFRN

Mestrando pelo PPGFIL da UFRN

Bolsista CAPES

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Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Artigos