Da existência do útil ao inútil: a constituição do instrumento na ordem da obra de arte
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i21.244Resumen
Resumo: O que se pretende neste texto é fazer uma análise prévia sobre a constituição do instrumento (utensílio), sobre sua natureza, e sua essência para chegar até a concepção do que seria o instrumento, possibilitando o advir da obra de arte. Com isto, torna-se necessário definir o que faz aparecer e constituir o instrumento a partir do acontecer de sua instrumentalidade. Para este exame, as obras principais são Ser e tempo e A origem da obra de arte.
Palavras-chave: Heidegger; Necessidade; Utilidade.
Summary: The intention in this text is to make a preliminary analysis about the constituition of the instrument (tool), its nature, its essence to achieve the conception of wath would be the instrument, allowing the coming of the artwork. This requires defining what is does appear and constitute the instrument from the happening of its instrumentality. For this exam, the main works are Being and Time and The origin of the artwork.
Keyworks: Heidegger; Need; Utility
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.