ÉCRITURE, SUPORTES E IMAGENS
A importância da materialidade técnica para a consideração do imagético na desconstrução derridiana
Resumo
O artigo visa expor como a relevância das questões do suporte e da imagem para desconstrução é derivada da crítica ao fonologocentrismo articulada pela noção de écriture, na Gramatologia. Com esse enquadramento argumenta-se que a consideração dos suportes técnicos materiais como suplementos mnemotécnicos desencadeia uma série de torções na maneira como concebemos a percepção e o pensamento, que podem incidir inclusive no modo como interpretamos o grande fluxo de elementos icônicos nas mídias atuais. Procura-se argumentar, portanto, como a instrumentalidade técnica torna-se um tema incontornável para pensar a experiência das imagens na contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DANILO VILAÇA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.