O ensino de filosofia como problema filosófico

alguns apontamentos a partir de Alejandro Cerletti

Autores

Resumo

O presente ensaio propõe um diálogo com a obra O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico, de Alejandro Cerletti, com o objetivo de refletir sobre as principais questões que envolvem o próprio ato de ensinar filosofia enquanto um problema filosófico. Mais do que transmitir doutrinas ou conteúdos prontos, o papel do professor de filosofia consiste em criar um ambiente que favoreça a reflexão, abrindo espaço para o exercício do filosofar. Nesse contexto, o docente assume a tarefa de provocar o pensamento, instigando os estudantes a questionar, investigar e construir suas próprias reflexões. A participação ativa do aluno torna-se, assim, elemento fundamental nesse processo, exigindo disposição para escutar, refletir e elaborar seu próprio pensamento filosófico. Dessa forma, o ensino de filosofia revela-se como uma prática desafiadora, que requer constante problematização de seus métodos, sentidos e finalidades pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha Gênero, Raça e Colonialidade. Graduada em licenciatura plena em Filosofia (UNESPAR). Especialização em Ensino de Filosofia, Mestre em Ensino de Filosofia pelo PROF-FILO-UNESPAR. Graduada em Pedagogia - UNICV. Atuou como professora de filosofia na Rede básica de ensino de Santa Catarina. Atuou como professora de Filosofia na Rede Particular - Colégio Santos Anjos (2016| 2023). Atuou como coordenadora de Estágio do colegiado de Filosofia da UNESPAR, lecionando como professora Universitária nas disciplinas de Educação e Filosofia do Ensino de Filosofia (2020|2022). Atuou como coordenadora do Programa de Extensão do Colegiado de Filosofia - PEFIL, da Unespar (2021|2022). Tem interesse nas discussões relacionadas ao Ensino de Filosofia, Educação, filosofia popular brasileira. Além disso, possui interesse no cruzo entre Poesia, Literatura e Filosofia, Questões de gênero e Feminismo(s). Faz parte do Coletivo Paulo Freire (UNESPAR), do Círculo de Cultura Leia Mulheres (UNESPAR), do Grupo de Estudos e Experiências Filosóficas - GEEFIL, do projeto de pesquisa: Espaço de Saberes Anticoloniais e Interculturais - SACI, UNESPAR. É integrante do Laboratório X de Encruzilhadas Filosóficas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

Downloads

Publicado

2025-11-16

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)