A Poética de Aristóteles: A mimesis enquanto um agenciamento dos fatos, segundo a interpretação de Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i32.16801Keywords:
Tragédia, Mito, Ação, Poiesis, Mimesis, PraxisAbstract
O presente artigo tem por pressuposto geral o desenvolvimento de como Aristóteles apresenta, em sua obra Poética, a questão da construção do mito enquanto práxis -- caracterizando-se, por isso, como a parte mais importante da criação trágica --; e de que modo Paul Ricoeur se utiliza do argumento poético para arquitetar a noção de agenciamento dos fatos, ou de ação poética. Na medida em que, partindo do binômio mimesis-mythos, a o ato poético se mostra como arte de composição ou produção inventiva.
References
ARISTOTE. La Poétique. Trad. Roselyne Dupont-Roc et Jean Lallot. Paris: Éditions du Seuil, 1980.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Souza. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
BAILLY, A. Dictionnaire Grec-Français. 16 ed. Paris: Library Hachette, 1950.
GRISWOLD JR., Charles L. (ed.) Platonic writings, Platonic Readings. New York: Routledge, 1988.
HAEFLIGER, Hermina. La Poétique d’Aristote: Une synthèse et une integration dans la méthodologie d’Aristite. In: Kairos, no 9. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 1997, pp. 97-119.
NUSSBAUM, Martha. A Fragilidade da Bondade: Fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa 1: A Intriga e a Narrativa Histórica. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
PLATÃO. Fedro. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 1975.
PLATO. Plato's Phaedrus. Trad. e comentário, Yunis, Harvery. Cambridge University Press: Cambridge, 2011.
PLATON. Phèdre. Trad. Claude Moreschini, Paul Vicaire. Édition Bilingue. Paris: Les Belles Lettres, 2011.
_____. Phèdre. Trad. Léon Robin. Les Belles Lettres: Paris, 1949.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.