Escrita de Eros e Tânatos no teatro de Antônio Patrício

Authors

  • Roberto Nunes Bittencourt Roberto Nunes Bittencourt Doutorando em Letras Vernáculas - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i18.195

Abstract

Resumo: Este trabalho faz uma leitura de três textos dramáticos de António Patrício: Pedro, o Cru (1918), Dinis e Isabel (1919) e D. João e a Máscara (1924). Nas três obras, é analisado e discutido o processo de escrita do autor, sendo a relação tensa e densa entre morte e vida o fio condutor da leitura. O que se escreve no teatro de António Patrício é o tema da morte, numa confluência erótica com a própria vida, sendo aquela, sobretudo, uma afirmação desta. A escolha deste fio condutor deve-se ao fato de que nas três obras em análise se condensa uma problemática que ecoa no conjunto da obra de António Patrício.

Palavras-chave: António Patrício; Erotismo; Morte

Abstrac: This work makes a Recital of three António Patricio's dramatic texts: Pedro, o Cru (1918), Dinis e Isabel (1919) and D. João e a Máscara (1924). In this three lirerary compositions, it's analyzed and discussed the author's writing process, being a tense relation and dense between life and death, the conducor wire of the reading. The Death it's the dramatic reading of António Patricio, in a erotic confluence with the life itself, being that's, after all, an affirmation of this. The choice of this conductor wire it's based on the fact that in the three literary in analisys condenses itself in a problematic that echoes in the context of the literary.

Keywords: António Patrício; Erotism; Death

Published

2011-10-12

Issue

Section

Artigos