Escrita de Eros e Tânatos no teatro de Antônio Patrício
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i18.195Resumo
Resumo: Este trabalho faz uma leitura de três textos dramáticos de António Patrício: Pedro, o Cru (1918), Dinis e Isabel (1919) e D. João e a Máscara (1924). Nas três obras, é analisado e discutido o processo de escrita do autor, sendo a relação tensa e densa entre morte e vida o fio condutor da leitura. O que se escreve no teatro de António Patrício é o tema da morte, numa confluência erótica com a própria vida, sendo aquela, sobretudo, uma afirmação desta. A escolha deste fio condutor deve-se ao fato de que nas três obras em análise se condensa uma problemática que ecoa no conjunto da obra de António Patrício.
Palavras-chave: António Patrício; Erotismo; Morte
Abstrac: This work makes a Recital of three António Patricio's dramatic texts: Pedro, o Cru (1918), Dinis e Isabel (1919) and D. João e a Máscara (1924). In this three lirerary compositions, it's analyzed and discussed the author's writing process, being a tense relation and dense between life and death, the conducor wire of the reading. The Death it's the dramatic reading of António Patricio, in a erotic confluence with the life itself, being that's, after all, an affirmation of this. The choice of this conductor wire it's based on the fact that in the three literary in analisys condenses itself in a problematic that echoes in the context of the literary.
Keywords: António Patrício; Erotism; Death
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.