Costume e hábito no livro I do Tratado de Hume: um estudo filosófico-conceitual
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i28.2755Palabras clave:
HUME, EPISTEMOLOGIA, COSTUME.Resumen
Desenvolvemos um estudo filosófico-conceitual do costume e/ou hábito, conforme exposto no livro I do Tratado da natureza humana de David Hume. Iniciamos com a apresentação da etimologia e da utilização desses termos por pensadores que influenciaram a teoria humiana, a saber, John Locke e Joseph Butler. Feito isso, partimos para a análise da apropriação humiana de costume e/ou hábito, que, como veremos, se distancia das definições etimológicas e de Locke e Butler e adquire papel de lex non scripta da natureza humana.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.