O trauma do Tronco: A filosofia míope no espelho

Autores/as

  • Wallace Lopes Silva Pós-doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). http://lattes.cnpq.br/1557042965170626

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i36.35208

Palabras clave:

Cidade, espaço, corpo, medo, território e trauma do tronco

Resumen

O que move este ensaio de pensamento é a tentativa de repensar as feridas estruturais na constituição do imaginário do medo projetado na instauração animalizada do constructo do corpo negro escravizado por teorias raciais e racializantes. Tal questão ensaística, focará o racismo na condição espacial enquanto conduta pedagógica e reprodutora do psiquismo histórico do trauma do pós-abolição em curso. Haja vista; que nossa sociedade moderna –colonial , racial e racializante articulou razão e raça como modelo epistêmico no processo de desafricanização dos atores-negros na cidade . O trauma do tronco é uma estrutura condicional das formas espaciais cicatrizadas no texto-corpo ratificado pela interdição do protagonismo negro do pensar filosofia no Brasil. Assim; o corpo negro espacializado no Brasil foi entendido como animal, coisa, objetos e mercadoria sendo espacializados de modo condicional da ausência de existência limitada nas sombras do ocidente racial-racializante do racismo estrutural no espaço urbano.

Biografía del autor/a

Wallace Lopes Silva, Pós-doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). http://lattes.cnpq.br/1557042965170626

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (IPPUR/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pós-doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor colaborador dos Cursos de Especialização/ Extensão : ERERBÁ - Educação Etnicorracial do Colégio Pedro II , Humanidades na Contemporaneidade - UFRJ/ Campus Macaé , Tutor da UNIAFRO - Política de Promoção de Igualdade Racial (EAD- UFOP). E atualmente leciona no Curso de Extensão - HISTÓRIA E CULTURA DE ÁFRICA da União dos Estudantes Africanos e Diaspora - UFRJ. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche em Ciência da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Dep. Letras e Literatura /UFRJ) e em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Programa de Pós-Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPRER/CEFET-RJ). Artista visual com enfase em pintura e escultura em mental pelo Centro de Artes Calouste Gulbenkian . Graduado nas áreas de Filosofia (Bacharel) e Filosofia (Licenciatura) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH/UERJ) e História ( Licenciatura) pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ) com Aperfeiçoamento em Educação e Relações Raciais (PENESB/UFF) . Possui Especializações em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas de História e Cultura Afrodescendente pelo Departamento de História e Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-(PUC-Rio); Politica e Planejamento Urbano pelo Instituto de Politica e Planejamento Urbano e Regional - Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), Educação e Relações Etnicorraciais (CEFET-RJ) ; Gênero e sexualidade - Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) . É ORGANIZADOR e AUTOR do livro : SAMBO , LOGO PENSO - AFROPERSPECTIVAS FILOSÓFICAS PARA PENSAR O SAMBA, premiado e publicado pela Biblioteca Nacional referente ao edital de autores negros da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério da Cultura (2013/2014) e ORGANIZADOR e AUTOR DO PROJETO ESCOLAR do Livro: TUDO É FILOSOFIA - FRAGMENTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS e ASSIM DISSERAM AS CRIANÇAS - Dicionário transdisciplinar ilustrado por palavras filosóficas, ambos pelo Instituto de Artes e Oficios do Colégio Divina Providência pela Hexis Editora (2017) . Professor Pesquisador que integra os grupos de pesquisa credenciado pelo CNPq, Poder simbólico no espaço (LAB/ ESPAÇO-IPPUR/UFRJ) e o Afrosin (Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias / Instituto Multidisciplinar da UFRRJ), Racismo e Sociedade (Reflexões teórico-críticas sobre o fenômeno racial no Ocidente) do Colégio Federal Pedro II (CPII). Atua no campo das Relações Etnicorraciais na produção epistêmica do racismo dos saberes do espaço urbano, Segregação urbana , Racismo de Estado , O corpo negro na cidade , Filosofia, Processo de mentalidades na formação da sociedade brasileira, Intelectuais negros , Estética negra, Politicas urbanas, Educação nas Relações Etnicorraciais e Psquismo negro na literatura. 

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Publicado

2020-06-18