Ver: Modo de Olhar
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i19.185Resumo
Resumo: Falo sobre o ver, a partir de dois textos de Derrida: Memórias de Cego -- o auto-retrato e outras ruínas e O Animal que Logo Sou (a seguir). Para Derrida o desenho é cego e ruína na origem. Desde o momento que o desenhador olha para o papel em branco, deixa de olhar para o modelo; o traço é memória. Ver, portanto é cegar-se. Derrida diz ainda que o próprio de homem é o poder de nomear e nomear-se. Assim, o próprio do ver seria esse enceguecimento retórico, que sussurra seus espectros e só mostra a visibilidade do visível.
Palavras-chave: ver, cegueira, memória, espectro, visibilidade
Sommaire: Je parle sur le voir, en partant de deux textes de Derrida: Mémoires d'Aveugle -- l'auto-portrait et autres ruines et L'Animal que donc je suis (à suivre). Pour Derrida, Le dessin est aveugle et ruine dés l'origine. Au moment même que le dessinateur regarde le papier blanc, il ne voie plus le modéle; le trait est mémoire. Voir est, donc, s'aveugler. Derrida dit, en plus, que le propre de l'homme est le pouvoir de nommer e de se nommer. Donc, Le propre du voir se serait cet aveuglement rétorique, que murmure ses espectres et ne montre que la visibilité du visible.
Mots-clés: voir, aveuglement, mémoire, espectre, visibilité
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.