REPRESENTAÇÕES SOBRE OPERÁRIOS NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

  • Erick Martignago Dagostim Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • João Henrique Zanelatto Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumen

O objetivo da pesquisa foi analisar como os trabalhadores, no período da ditadura civil-militar, aparecem nos livros didáticos de História do nono ano do ensino fundamental, usados no triênio 2019-20-21, de modo a refletir sobre como esse tema pode ser abordado na sala de aula, e também como pode ser alvo de reflexão no ensino de História nas escolas públicas brasileiras. Para isso, discorreremos também sobre a produção e distribuição dos livros didáticos no Brasil, no qual o Estado é o principal comprador dos livros que estão sendo usados por professores e alunos, favorecendo um arranjo econômico que interage também com os interesses de empresas nacionais e estrangeiras atuantes no ramo da educação.

Biografía del autor/a

Erick Martignago Dagostim, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

GRADUADO EM hISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE.

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutro e História, docente do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Lider do Grupo de Pesquisa "História Econômica e Social de Santa Catarina".

Publicado

2021-12-19

Número

Sección

Artigos