REPRESENTAÇÕES SOBRE OPERÁRIOS NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEOS
Résumé
O objetivo da pesquisa foi analisar como os trabalhadores, no período da ditadura civil-militar, aparecem nos livros didáticos de História do nono ano do ensino fundamental, usados no triênio 2019-20-21, de modo a refletir sobre como esse tema pode ser abordado na sala de aula, e também como pode ser alvo de reflexão no ensino de História nas escolas públicas brasileiras. Para isso, discorreremos também sobre a produção e distribuição dos livros didáticos no Brasil, no qual o Estado é o principal comprador dos livros que estão sendo usados por professores e alunos, favorecendo um arranjo econômico que interage também com os interesses de empresas nacionais e estrangeiras atuantes no ramo da educação.
Téléchargements
Publiée
2021-12-19
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).