REPRESENTAÇÕES SOBRE OPERÁRIOS NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Erick Martignago Dagostim Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • João Henrique Zanelatto Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar como os trabalhadores, no período da ditadura civil-militar, aparecem nos livros didáticos de História do nono ano do ensino fundamental, usados no triênio 2019-20-21, de modo a refletir sobre como esse tema pode ser abordado na sala de aula, e também como pode ser alvo de reflexão no ensino de História nas escolas públicas brasileiras. Para isso, discorreremos também sobre a produção e distribuição dos livros didáticos no Brasil, no qual o Estado é o principal comprador dos livros que estão sendo usados por professores e alunos, favorecendo um arranjo econômico que interage também com os interesses de empresas nacionais e estrangeiras atuantes no ramo da educação.

Biografia do Autor

Erick Martignago Dagostim, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

GRADUADO EM hISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE.

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutro e História, docente do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Lider do Grupo de Pesquisa "História Econômica e Social de Santa Catarina".

Downloads

Publicado

2021-12-19

Edição

Seção

Artigos