Representações sociais e práticas corporais: influências do padrão de beleza

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i3p.54-69

Abstract

Para as mulheres, na contemporaneidade, a magreza é o padrão mais  desejado e a mídia tem um papel preponderante na sua (re)produção. Esta  pesquisa teve o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre as  representações sociais da beleza e da saúde, os padrões de beleza  socialmente construídos e as práticas corporais adotadas por mulheres. Para atingir tal objetivo, um questionário foi disponibilizado em uma plataforma  digital e compartilhado no Facebook. Responderam à pesquisa 130 mulheres com idades entre 17 e 62 anos e média etária de 29,9 anos. Os dados foram  analisados por meio da análise lexicográfica e da estatística descritiva e  relacional. Foi possível verificar que o padrão de beleza midiático, que valoriza o corpo magro, está relacionado às RS da saúde e da beleza; sendo  que a busca do corpo magro se dá por meio da adoção de dietas alimentares.

References

Abric, J. C. (1998). A abordagem estrutural das representações sociais. In A. S. P. Moreira, & D. C. d. Oliveira (Eds.), Estudos interdisciplinares de representação social (pp. 27-38). Goiânia: AB

Abric, J. C. (2011). Pratiques Sociales, représentations sociales. In J. C. Abric (Ed.), Pratiques sociales et représentations (pp. 263-290). Paris: PUF

Camargo, B. V., Goetz, E. R., Bousfield, A. B. S., & Justo, A. M. (2011).

Representações sociais do corpo: Estética e saúde. Temas em Psicologia, 19(1), 257-268.

Camargo, B. V., Justo, A. M., & Alves, C. D. B. (2011). As funções sociais e as representaçõessociais em relação ao corpo: Uma comparação geracional. Temas em Psicologia, 19(1), 269-281.

Costa, A. B., Zoltowski, A. P. C., Koller, S. H., & Teixeira, M. A. P. (2015). Construção de uma escala para avaliar a qualidade metodológica de revisões sistemáticas. Ciência & Saúde Coletiva, 20(8), 2441-2452. https://doi.org/10.1590/1413-81232015208.10762014

Figueiredo, D. C., Nascimento, F. S., & Rodrigues, M. E. (2017). Discurso, culto ao

corpo e identidade: Representações do corpo feminino em revistas brasileiras.

Linguagem em (Dis)curso, 17(1), 67-88. https://doi.org/10.1590/1982-4017-170104-2916

Flament, C. (1994). Structure, dynamique et transformation des représentations sociales. In J. C. Abric (Ed.), Pratiques sociales & représentations (pp. 37-57). Paris: Universitaires de France

Fleith, D. S. (2007). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades / superdotação. Brasília: Ministério da Educação.

Flor, G. (2009). Corpo, mídia e status social: Reflexões sobre os padrões de beleza. Revista de Estudos da Comunicação, 10(23), 267-274. https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22317

Goetz, E. R., & Camargo, B. V. (2014). Escala de atitudes em saúde e estética: Construção e validação. Fractal: Revista de Psicologia, 26(1), 199-222. https://doi.org/10.1590/S1984-02922014000100015

Goetz, E. R., Camargo, B. V., Bertoldo, R. B., & Justo, A. M. (2008). Representação social do corpo na mídia impressa. Psicologia & Sociedade, 20(2), 226-236. https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000200010

Hynnä, K., & Kyrola, K. (2019, outubro/dezembro). “Feel in your body”: Fat activist affects in blogs. Social Media + Society, 1-11. https://doi.org/10.1177/2056305119879983

Jodelet, D. (2001). Representações sociais: Um domínio em expansão. In D. Jodelet (Ed.), As representações sociais (pp. 17-44). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Justo, A. M., Camargo, B. V., & Alves, C. D. B. (2014). Os efeitos de contexto nas representações sociais sobre o corpo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 30(3), 287-297. https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000300006

Ministério da Educação – MEC. (2006). Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: o autor.

Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU.

Moscovici, S. (1982). On social representation. In J. P. Forgas (Ed.), Social cognition (pp. 181-209). Londres: Academic.

Piske, F. H. R. (2016). Alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD): Como identifica-los? In F. H. R. Piske, T. Stoltz, J. M. Machado, & S. Bahia (Eds.), Altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade. Curitiba: Juruá

Poli, P., Neto, & Caponi, S. N. C. (2007). A medicalização da beleza. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 11(23), 569-584. https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000300012

Polli, G. M., & Camargo, B. V. (2010). A teoria das representações sociais e a abordagem estrutural. In J. Segata, N. Machado, E. C. Mandroi, & E. R. Goetz (Eds.), Psicologia: Inovações (vol. 1, pp. 13-41). Rio do Sul: Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Polli, G. M., & Kuhnen, A. (2013). Representações sociais da água e tecnologias sociais. Psico PUCRS, 44(1), 103-113.

Polli, G. M., Kuhnen, A., Azevedo, E. G., Fantin, J., & Silva, R. F. G. (2009). Representações sociais da água em Santa Catarina. Psicologia em Estudo, 14(3), 529-536.

Polli, G. M., Silva, J. C. C., Pereira, M. G., Reis, R. A., Peruci, T. T., Gelinski, E.

M. M., & Gebara, T. S. S. (2018). Social representations of anorexia among university students and risk factors: Possible relations. Psico PUCRS, 49(1), 12-20. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.1.25251

Quintero, Y., Villarroel, J., Pargas, L., Bastardo, G., Angarita, C., Rivas, J. G. et al. (2016). La teoría de representaciones sociales, su aplicación en los estudios de salud y enfermedad: El caso de la obesidad. Revista Facultad de Ciencias de la Salud UDES, 3(2), 138-148. https://doi.org/10.20320/rfcsudes.v3i2.206

Ratinaud, P. (2009). IRAMUTEQ: Interface de R pour les analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires. Toulouse: Universidade de Toulouse. Recuperado de http://www.iramuteq.org

Schlösser, A., & Camargo, B. V. (2015a). Aspectos não explícitos das representações sociais da beleza física em relacionamentos amorosos. Psicologia e Saber Social, 4(1), 89-107. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2015.10405

Schlösser, A., & Camargo, B. V. (2015b). Representações sociais da beleza física para modelos fotográficos e não modelos. Psico PUCRS, 46(2), 274-282. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17725

Silva, D. S., Santos, M. B., Justo, A. M., Boulsfield, A. B., & Camargo, B. V. (2018). Representações sociais relativas ao controle de peso corporal para pessoas com sobrepeso. PSI Unisc, 2(2), 66-77. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11703

Stewart, S. J., & Ogden, J. (2019, março). The role of BMI group on the impact of weight bias versus body positivity terminology on behavioral intentions and beliefs: An experimental study. Frontiers in Psychology, 10, 1-9. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00634

Vieira, R. C., Assis, R. M., & Campos, R. H. F. (2013). Aprender e conhecer o outro: Pensando o ensino de psicologia para educadores. Psicologia & Sociedade, 25(2), 399-409.

Zoltowski, A. P. C., Costa, A. B., Teixeira, M. A. P., & Koller, S. H. (2014). Qualidade metodológica das revisões sistemáticas em periódicos de psicologia brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 30(1), 97-104. https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100012

Published

2022-09-13

Issue

Section

Articles