Privatização de publicações acadêmicas seriadas sob o suposto caráter público da internet

Autores/as

  • Francisco Portugal Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ
  • Fernando Gastal de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ
  • Mônica Botelho Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i2p.3-5

Palabras clave:

Psicologia

Resumen

A explosão do acesso à internet no início do milênio, pouco mais de 20 anos passados, indicava a criação de um mundo virtual a aparentemente efetivar o sonho anárquico de liberdade por meio de equipamentos técnicos com acesso a uma rede de trocas de arquivos digitais. Uma vez garantido o acesso à internet, imaginávamos, ingenuamente, que poderíamos, em tese, acessar todo o conteúdo ali disponível. Essa era a ilusão de um novo mundo de livre acesso que, em lugar do novo mundo da experiência colonial feito pelo  desbravamento, extermínio e destruição ecológica, estava sendo criado por  meio de novas tecnologias sofisticadas acessíveis, já nesses inícios, a um  conjunto bastante limitado de pessoas.

Biografía del autor/a

Francisco Portugal, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ

Editor-chefe da Arquivos Brasileiros de Psicologia. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fernando Gastal de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ

Editor-associado da Arquivos Brasileiros de Psicologia. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro/RJ

Mônica Botelho Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ

Editora-associada da Arquivos Brasileiros de Psicologia. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro/RJ.

Citas

Dardot, P., & Laval, C. (2017). A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo.

Laval, C. (2019). A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo.

Wilde, O. (2021). O retrato de Dorian Gray. Porto Alegre: L&PM.

Publicado

2022-06-22

Número

Sección

Editorial