Campos, Haroldo de. Traduzione, transcreazione, saggi. Tradução e organização de Andrea Lombardi e Gaetano D'Itria. Nápoles: Oèdipus/Fundação da Biblioteca Nacional, 2016.

Autores

  • Yuri Brunello Universidade Federal do Ceará Fortaleza - CE
  • Fernanda Suely Muller Universidade Federal do Ceará Fortaleza - CE

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017192455460

Resumo

A obra que ora vem a lume pela Editora napolitana Oèdipus, organizada e traduzida para o italiano por Andrea Lombardi e por Gaetano D'Itria, consiste na publicação de ensaios críticos de Haroldo de Campos na e para a Itália. Tal operação editorial objetiva tornar conhecida aos leitores italianos a faceta de crítico e teórico da literatura de um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, para além de sua relevância como poeta contemporâneo.

Biografia do Autor

Yuri Brunello, Universidade Federal do Ceará Fortaleza - CE

Possui graduação em Letras pela Università di Genova (Itália) e mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Doutorou-se pela Università “La Sapienza” de Roma (Itália), em 2012. Atualmente é professor Adjunto de Literatura Italiana do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará.

Fernanda Suely Muller, Universidade Federal do Ceará Fortaleza - CE

Possui graduação em Letras português-italiano pela UNESP e mestrado e doutorado na USP. Atualmente é professora Adjunta de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará.

Referências

CAMPOS, Haroldo de. Traduzione, transcreazione, saggi. Tradução e organização de Andrea Lombardi e Gaetano D'Itria. Nápoles: Oèdipus/Fundação da Biblioteca Nacional, 2016.

____. Transcriação. São Paulo: Perspectiva, 2013a.

____. A ReOperação do texto. São Paulo: Perspectiva, 2013b.

____. L'educazione dei cinque sensi. Tradução de Daniela Ferioli e organização de Lello Voce Pesaro: Metauro, 2005.

____. Pedra e Luz na poesia de Dante. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

____. A Arte no Horizonte do Provável. São Paulo: Perspectiva, 1969.

D'ELIA, Gianni. L'eresia di Pasolini. L'Avanguardia della tradizione dopo Leopardi. Milão: Effigie, 2005.

GIULIANI, Alfredo (Org.). I novissimi. Milano: Rusconi Paolazzi, 1961. OSSOLA, Carlo. Ungaretti, poeta. Venezia: Marsilio, 2016a.

____. “Universi e fantasmi”. Il Sole 24 Ore, Milano, n. 328, 2016b.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Resenha