Sarduy na geena. As Patatautologías

Auteurs

  • Raúl Antelo Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq Florianópolis -- SC

DOI :

https://doi.org/10.1590/1517-106X/20171913955

Résumé

Severo Sarduy escreveu uma resenha, “Sobre o inferno”, em 1956. É um resumo de O inferno de Michel Carrouges. Carrouges tinha já escrito uma obra sobre as máquinas celibatárias de Duchamp, destacando a estranha similaridade entre O Grande Vidro e as máquinas punitivas de Kafka. Muito depois, Deleuze e Guattari argumentariam que o sujeito (que é um resíduo da fusão de máquinas desejantes e celibatárias) não é senão um produto das máquinas celibatárias que geram qualidades puramente intensivas.

Biographie de l'auteur

Raúl Antelo, Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq Florianópolis -- SC

Professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras Modernas pela Universidad de Buenos Aires (1974) e em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior del Profesorado en Lenguas Vivas (1972), tem mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Literatura Brasileira pela mesma Universidade (1981). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo e modernidade, poesia e crítica cultural contemporânea. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq -- Nível 1A.

Références

AGAMBEN, Giorgio. El hombre sin contenido. Tradução de E. M. Kohrmann. Barcelona: Altera, 1998.

____. “In nome di che?”. In: AGAMBEN, Giorgio. Il fuoco e il racconto. Roma: Nottetempo, 2014.

____. “Sulla difficoltà di leggere”. In: AGAMBEN, Giorgio. Il fuoco e il racconto. Roma: Nottetempo, 2014

____. “To Whom is Poetry Addressed?”. New Observations, n. 130, 2014.

____. “Vortici”. In: AGAMBEN, Giorgio. Il fuoco e il racconto. Roma: Nottetempo, 2014.

____. “Sul concetto di esigenza”. In: AGAMBEN, Giorgio. Che cos'è la filosofia? Macerata: Quodlibet, 2016.

AGAMBEN, Giorgio; DELEUZE, Gilles. Bartleby, la formula della creazione.

Macerata: Quodlibet, 1993.

BORGES, Jorge Luis. “La duración del infierno”. In: BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. Buenos Aires, Emecé, 1974.

ARAGON, Louis. Le Musée Grévin. Pref. Jean Ristat. Paris: Le Temps des cerises, 2011. CARROUGES, Michel. Les machines celibataires. Paris: Arcanes, 1954.

DARIO, Rubén. Poesia. Prólogo de Ángel Rama. Ed. Ernesto Mejía Sánchez. Caracas: Ayacucho, 1977.

DERRIDA, Jacques. La verdad en pintura. Tradução de M. González y D. Scavino. Buenos Aires: Paidós, 2005.

ESPOSITO, Roberto. Terza persona. Politica della vita e filosofia dell'impersonale. Torino: Einaudi, 2007.

JOSEPH, Branden W. Random Order: Robert Rauschenberg and the Neo-Avant-Garde. Cambridge: MIT Press, 2007.

LEZAMA LIMA, José. “La dignidad de la poesía”. In: LEZAMA LIMA, José. El reino de la imagen. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1981.

MAYOUX, Jehan. “Les machines célibataires”. Bizarre, n. 1, mayo 1955; n 2, octubre 1955.

SARDUY, Severo. “Sobre el Infierno”. Ciclón. La Habana, vol. 2, n. 1, enero 1956.

____. “Rumo à concretude”. In: CAMPOS, H (ed.) Signantia: quasi coelum. São Paulo: Perspectiva, 1979: 117-125.

____. Obra Completa. ed. crítica de Gustavo Guerrero y François Wahl (Coords.). Madrid: ALLCA XX/Scipione Cultural, 1999. 2 vol.

Téléchargements

Publiée

2018-09-11

Numéro

Rubrique

Artigos