Sarduy na geena. As Patatautologías
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/20171913955Abstract
Severo Sarduy escreveu uma resenha, “Sobre o inferno”, em 1956. É um resumo de O inferno de Michel Carrouges. Carrouges tinha já escrito uma obra sobre as máquinas celibatárias de Duchamp, destacando a estranha similaridade entre O Grande Vidro e as máquinas punitivas de Kafka. Muito depois, Deleuze e Guattari argumentariam que o sujeito (que é um resíduo da fusão de máquinas desejantes e celibatárias) não é senão um produto das máquinas celibatárias que geram qualidades puramente intensivas.
Riferimenti bibliografici
AGAMBEN, Giorgio. El hombre sin contenido. Tradução de E. M. Kohrmann. Barcelona: Altera, 1998.
____. “In nome di che?”. In: AGAMBEN, Giorgio. Il fuoco e il racconto. Roma: Nottetempo, 2014.
____. “Sulla difficoltà di leggere”. In: AGAMBEN, Giorgio. Il fuoco e il racconto. Roma: Nottetempo, 2014
____. “To Whom is Poetry Addressed?”. New Observations, n. 130, 2014.
____. “Vortici”. In: AGAMBEN, Giorgio. Il fuoco e il racconto. Roma: Nottetempo, 2014.
____. “Sul concetto di esigenza”. In: AGAMBEN, Giorgio. Che cos'è la filosofia? Macerata: Quodlibet, 2016.
AGAMBEN, Giorgio; DELEUZE, Gilles. Bartleby, la formula della creazione.
Macerata: Quodlibet, 1993.
BORGES, Jorge Luis. “La duración del infierno”. In: BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. Buenos Aires, Emecé, 1974.
ARAGON, Louis. Le Musée Grévin. Pref. Jean Ristat. Paris: Le Temps des cerises, 2011. CARROUGES, Michel. Les machines celibataires. Paris: Arcanes, 1954.
DARIO, Rubén. Poesia. Prólogo de Ángel Rama. Ed. Ernesto Mejía Sánchez. Caracas: Ayacucho, 1977.
DERRIDA, Jacques. La verdad en pintura. Tradução de M. González y D. Scavino. Buenos Aires: Paidós, 2005.
ESPOSITO, Roberto. Terza persona. Politica della vita e filosofia dell'impersonale. Torino: Einaudi, 2007.
JOSEPH, Branden W. Random Order: Robert Rauschenberg and the Neo-Avant-Garde. Cambridge: MIT Press, 2007.
LEZAMA LIMA, José. “La dignidad de la poesía”. In: LEZAMA LIMA, José. El reino de la imagen. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1981.
MAYOUX, Jehan. “Les machines célibataires”. Bizarre, n. 1, mayo 1955; n 2, octubre 1955.
SARDUY, Severo. “Sobre el Infierno”. Ciclón. La Habana, vol. 2, n. 1, enero 1956.
____. “Rumo à concretude”. In: CAMPOS, H (ed.) Signantia: quasi coelum. São Paulo: Perspectiva, 1979: 117-125.
____. Obra Completa. ed. crítica de Gustavo Guerrero y François Wahl (Coords.). Madrid: ALLCA XX/Scipione Cultural, 1999. 2 vol.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.