EDUCAÇÃO FÍSICA NA CULTURA DIGITAL: AÇÕES DOCENTES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA

Authors

Keywords:

Educação Física, Formação de Professores, Cultura Digital

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender as repercussões de um curso de formação de professores que aborda a educação na cultura digital sobre a prática pedagógica de seus participantes. Os dados produzidos para este estudo de caso de caráter qualitativo são oriundos de entrevistas semiestruturadas realizadas com 10 professores de Educação Física. Os resultados apontam que os docentes desenvolveram diversas atividades com as tecnologias em suas aulas após a experiência do curso, numa perspectiva de inovação didática. O que indica a necessidade de ações contínuas no âmbito da formação continuada, na perspectiva de uma educação na cultura digital.

 

Palavras-chave: Educação Física; Formação de Professores; Cultura Digital

Author Biographies

Juliano Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Rede municpal de ensino de Florianópolis

Giovani De Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina

References

ALMEIDA, E. V. de. O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública. 2015. 218p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4ª Edição. Lisboa/Portugal: Edições 70 Lda, 2009.

BIANCHI, P. Relato de Experiência em mídia-educação (Física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, G. De L.; RIBEIRO, S. D.(Org.). Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições do LaboMídia/UFSC. 1ed.Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010, v. 1, p. 226-247.

_____. Formação de professores e cultura digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. 2014. 302p. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

BIANCHINI, L.; PIRES, G, De L. Educação Física, currículo, formação e cultura escolar: percepções de professores acerca de suas formações permanentes. In: BRÜGGEMANN, Â. L.; BIANCHI, P.; SANTOS, S. M. dos. Pesquisa e formação em mídia-educação física. Florianópolis: Tribo da ilha, p.98-119, 2016.

BUCKINGHAM, D. Precisamos realmente de educação para os meios? In: Comunicação e Educação. São Paulo. Ano XVII. Nº 2, jul/dez 2012. p.41-60. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/73536/77235. Acesso em: novembro de 2015.

FERREIRA, K. A. S. Tecnologias da informação e comunicação no trabalho docente em uma escola da rede pública estadual paulista no município de Piracicaba. 2015. 135p. Dissertação. (Mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba. 2015.

KAMIANECKY, M. Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções docentes e possibilidades para a aprendizagem. 2017. 179p. Dissertação. (Mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade La Salle. Canoas-RS. 2017.

LINO, F. da S. Além da sala informatizada: a prática pedagógica com as mídias na escola. 2010. 148p. Dissertação (Mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. 2010.

MENDES, D. S. Luz, câmera, pesquisa-ação: as mídias nas aulas de Educação Física em uma escola pública. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

MOLINA, R. M. K. O enfoque teórico metodológico qualitativo e o estudo de caso: uma reflexão introdutória. In: MOLINA NETO, V; TRIVINHOS, A. N. S. A pesquisa qualitativa na Educação Física: Alternativas Metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, p. 101-111, 2010.

NAKASHIMA, R. H. R; AMARAL, S. F. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. Revista educação temática digital, 8 (1), p.33-48. 2006. Disponível em: Acesso em 11 abr. 2018.

OLIVEIRA, J. L. de. A Tecnologia Digital na Escola: um estudo etnográfico. 2017. 166p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do estado do Rio de Janeiro. 2017.

PIRES, G de L. (et al.). Educação (Física) na cultura digital: memória da produção de um curso na modalidade EaD. In: CERNY, R. Z.; RAMOS, E. M. F.; BRICK, E. M.; OLIVEIRA, A. dos S.; SILVA, M. R. da. (Org.). Formação de educadores na cultura digital: a construção coletiva de uma proposta. 1ªed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017, p. 125-155.

PIRES, G. De L.; LAZZAROTTI FILHO, A; LISBOA, M. M.; Educação Física, mídia e tecnologias: incursões, pesquisa e perspectivas. Santa Maria, Kinesis, v. 30, n.1, 2012, p.55-79. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/010283085723

RAMOS, E. M. F. (et al.) Curso de especialização em educação na cultura digital: documento base. Brasília: Ministério da Educação, 2013-a. Disponível em: educacaonaculturadigital.mec.gov.br/downloads/documento-base.pdf. Acesso em setembro de 2015.

RUBIO, A. C. P. Tecnologias digitais de rede, integração curricular e práticas culturais de professores do final do ensino fundamental. 2017. 174p. Dissertação (mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Mato Grosso, 2017.

RÜDIGER, F. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.

VIEIRA, P. L. Formação docente e tecnologias digitais: estudo de caso da pedagogia da UNIFESP sob enfoque dialógico. 2017. 256p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo, 2017.

ZANATTA, S. Gestão e inovação educacional: as tecnologias móveis no espaço escolar. 2013. 159p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2013.

Published

2020-12-22

Issue

Section

Artigos