O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES COM A INDÚSTRIA CULTURAL NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA O CURRÍCULO NACIONAL E DO ESTADO DE PERNAMBUCO (1997-2013).

Auteurs

  • Lucélia Cintia Cardoso Feliciano Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-0534-9474
  • Erika Suruagy Asis de Figueiredo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mots-clés :

Dança, Indústria Cultural, Educação Física, Currículo.

Résumé

O objetivo deste trabalho é explicar como é tratado o conhecimento da dança e seus nexos e relações com a indústria cultural nos Parâmetros e Orientações Curriculares para a Educação Física escolar no Brasil e no Estado de Pernambuco (1997-2013). A questão problema desta pesquisa foi: como é tratado o conhecimento da dança e seus nexos e relações com a indústria cultural nos Parâmetros e Orientações curriculares para a Educação Física escolar no Brasil e no Estado de Pernambuco (1997-2013)? O método adotado foi o materialismo histórico dialético, abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Constatou-se que os documentos analisados não aprofundam a temática e a produção de conhecimento na área é insuficiente. Destarte, a tendência é que professores e estudantes continuem reproduzindo o que encontram em sua realidade, sem a problematização, a reflexão, a crítica e a instrumentalização necessária para a transformação dessas danças como parte da realidade. Por fim, é evidente a necessidade de aprofundamento de pesquisas, principalmente, para que os documentos orientadores do currículo e da prática pedagógica tratem do ensino da dança e suas relações com a indústria cultural numa perspectiva de totalidade, explicitando os determinantes nesta correlação. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lucélia Cintia Cardoso Feliciano, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Licenciada em  Educação Física- UFRPEEspecialista em Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - Secretaria de Saúde do Recife (SESAU/IMIP)Professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco

Erika Suruagy Asis de Figueiredo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Educação.

Références

BERGERO, V. A. Industria cultural e dança: superando cisões e reiventandos humanidades na educação Física. 2006. 110f.

Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal Rural de Santa Catarina, Florianoplolis, 2006.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo “dança” em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, n.1, p.45-58, 2003.

BRASILEIRO, L.; MARCASSA, L. Linguagem do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Revista Pro-Posições, v. 19, n. 3, p. 57, 2008.

COELHO NETTO, José Teixeira. O que é indústria cultural? Col. Primeiros Passos. São Paulo, Brasiliense, 1980.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FERRÉS, Joan. Televisão e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.

FIAMONCINI, Luciana. Dança na educação: A busca de elementos na arte e na estética. Revista Pensar a prática. 6, jun/jul, 2002-2003, p 59-72.

GASPARI, T.C. Dança. In Darido, S.C; RANGEL, I.C.A. (Coords.) Educação Física na es-cola: implicações para a prática pedagógica. 2 eds. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 201-228, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.

MARQUES. Isabel A. Dançando na escola e Ensino Hoje da Dança. Ed. Cortez, SP, 2005/2007.

MEDEIROS, R. B. Para uma compreensão da cultura popular na teoria marxista. 1°. Ed. Olinda- PE: Livro Rápido, 2007. V.1. 143 p.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

SAVIANI. Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Coleção educação Contemporânea. 11. ed. São Paulo: Autores Associados. 1996.

SEVERINO, A. J. Universidade, ciência e formação acadêmica. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

RODRIGUES, Renato Ribeiro; DE SOUZA, Paulo Henrique Alves. Danças midiáticas e escola: possibilidades de ensino e aprendizagem pela pedagogia histórico crítica. Goiás. In: Simpósio de estudos e pesquisas da FE/UFG. Junho de 2013.

Téléchargements

Publiée

2021-11-23

Numéro

Rubrique

Artigos