O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES COM A INDÚSTRIA CULTURAL NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA O CURRÍCULO NACIONAL E DO ESTADO DE PERNAMBUCO (1997-2013).

Autores/as

  • Lucélia Cintia Cardoso Feliciano Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-0534-9474
  • Erika Suruagy Asis de Figueiredo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

Dança, Indústria Cultural, Educação Física, Currículo.

Resumen

O objetivo deste trabalho é explicar como é tratado o conhecimento da dança e seus nexos e relações com a indústria cultural nos Parâmetros e Orientações Curriculares para a Educação Física escolar no Brasil e no Estado de Pernambuco (1997-2013). A questão problema desta pesquisa foi: como é tratado o conhecimento da dança e seus nexos e relações com a indústria cultural nos Parâmetros e Orientações curriculares para a Educação Física escolar no Brasil e no Estado de Pernambuco (1997-2013)? O método adotado foi o materialismo histórico dialético, abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Constatou-se que os documentos analisados não aprofundam a temática e a produção de conhecimento na área é insuficiente. Destarte, a tendência é que professores e estudantes continuem reproduzindo o que encontram em sua realidade, sem a problematização, a reflexão, a crítica e a instrumentalização necessária para a transformação dessas danças como parte da realidade. Por fim, é evidente a necessidade de aprofundamento de pesquisas, principalmente, para que os documentos orientadores do currículo e da prática pedagógica tratem do ensino da dança e suas relações com a indústria cultural numa perspectiva de totalidade, explicitando os determinantes nesta correlação. 

Biografía del autor/a

Lucélia Cintia Cardoso Feliciano, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Licenciada em  Educação Física- UFRPEEspecialista em Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - Secretaria de Saúde do Recife (SESAU/IMIP)Professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco

Erika Suruagy Asis de Figueiredo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Educação.

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Publicado

2021-11-23

Número

Sección

Artigos