PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA C.E PROFESSOR JOSÉ NASCIMENTO DE MORAES EM SÃO LUÍS/MA: desafios e contribuições na visão da preceptora.

Autores/as

Palabras clave:

Educação Física, Residência Pedagógica, Preceptora.

Resumen

Este artigo se constitui um relato de experiência sobre o Programa Residência Pedagógica, evidenciando a função desempenhada de preceptora, entre os meses de agosto de 2018 e janeiro de 2020 na escola pública Centro de Ensino Professor José Nascimento de Moraes em São Luís - MA. Desse modo, o artigo tem o objetivo de apresentar os aspectos positivos e negativos, destacando a relevância da ação de preceptora na construção das experiências de estudantes a partir da análise do instrumento de planejamento, plano de aula, na residência pedagógica, a qual apresenta modificações quanto as possibilidades do estágio supervisionado.

Biografía del autor/a

Francisca das Chagas Oliveira Elias, Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado do Maranhão - SEDUC MA

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Professora efetiva do Governo do Estado do Maranhão/ SEDUC/2002, e Prefeitura Municipal de São Luis/SEMED/ 2004. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física- GEPPEF/ DEF/UFMA, desde o ano de 1999 até outubro de 2020. Experiências nas áreas de Epistemologia e Educação Física escolar.

Laina Caroline dos Santos Sousa, Colégio Cristo Rei

Graduada pelo Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física - (GEPPEF - DEF - UFMA). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência - (PIBID/CAPES). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica (CAPES/UFMA) - Lotada na U.I Profº. José Nascimento de Moraes. Fui monitora da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal. Fui membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física como representante estudantil pelo Centro Acadêmico Profº Dimas. Área de interesse: Programas de Iniciação a docência; Formação de Professores.

 

Rarielle Rodrigues Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2008), Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2009), Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2017), mestre em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA) e doutora em Ciências Sociais (PPGCSOC/UFMA). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Pedagógicas (LIEPP) vinculado ao Centro de Ensino Jansen Veloso (SEDUC/URESI), membro do Grupo de Estudos em Gênero, Identidade e Memória (GENI/DESOC/UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/DEF/UFMA).

Citas

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Publicado

2022-03-01

Número

Sección

Artigos