PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA C.E PROFESSOR JOSÉ NASCIMENTO DE MORAES EM SÃO LUÍS/MA: desafios e contribuições na visão da preceptora.
Parole chiave:
Educação Física, Residência Pedagógica, Preceptora.Abstract
Este artigo se constitui um relato de experiência sobre o Programa Residência Pedagógica, evidenciando a função desempenhada de preceptora, entre os meses de agosto de 2018 e janeiro de 2020 na escola pública Centro de Ensino Professor José Nascimento de Moraes em São Luís - MA. Desse modo, o artigo tem o objetivo de apresentar os aspectos positivos e negativos, destacando a relevância da ação de preceptora na construção das experiências de estudantes a partir da análise do instrumento de planejamento, plano de aula, na residência pedagógica, a qual apresenta modificações quanto as possibilidades do estágio supervisionado.
Riferimenti bibliografici
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) et al. Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica! Não à BNCC! 06 de março de 2018. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/entidades-se-posicionam-contrarias-padronizacao-e-controle-impostos-pelo-programa-de-residencia. Acesso em: 31.jan. 2021
BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira; REGO, Sérgio. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev. bras. educ. med. Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363-373, setembro de 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de janeiro de 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011.
BRZEZINSKI, Iria. Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. / Flávia Dias de Souza (org.). – Curitiba: Ed. UTFPR, 2016. 197 p.; 23 cm. A Inserção De Professores Iniciantes Nos Sistemas Educacionais Da Educação Básica: Pontos E Contrapontos da Residência Pedagógica. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2042/4/professoresprincipiantesdocencia_iniciais.pdf. Acesso: 15-01-2020. 21hs.
CAPES. Edital n.06-Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, Brasília/BR, 01.mar.2018. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 18.fev.2019.
______. MEC. Portaria n. 158. Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília/BR: Diário Oficial da União, 11.ago.2017 Disponível em: < http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=11/08/2017&pagina=10 Acesso em: 18.fev.2019.
______. MEC. Portaria n. 38 – Institui o Programa de Residência. Brasília/BR: Diário Oficial da União, 01.mar.2018. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=01/03/2018&jornal=515&pagina=28. Acesso em: 18.fev.2019.
CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1991. p. 155-191.
CEZAR, Kátia Soraya Teixeira. Leitura, Claquete, Ação: a função professor na formação do aluno leitor / Kátia Soraya Teixeira Cezar. - Cajazeiras, 2016. 125.: il. Disponível em : http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/187/1/K%C3%81TIA%20SORAYA%20TEIXEIRA%20C%C3%89ZAR-DISSERTA%C3%87%C3%83O-PROFLETRAS.%202015.pdf. Acesso em 19-01-2020. 00:36hs
DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO MARANHÃO, SEDUC, 3.ed.São Luís, 2014. 107p.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4452090/mod_resource/content/2/Planejamento%20-%20Lib%C3%A2neo.pdf: acesso em 19-01-2020. 23hs.
MARANHÃO. Referencial Curricular de educação física – 1º ao 9º ano: Ensino Fundamental/ Secretaria de Estado da Educação. – São Luís: SEDUC, 74p. 2009.