EF e virada Formação de professores de Educação Física e a “virada cultural”

experiências desenvolvidas em um componente curricular de Fundamentos socioantropológicos

Auteurs

Résumé

O presente artigo apresenta e problematiza experiências culturais desenvolvidas em um componente curricular. Caracteriza-se como de caráter quali-quantitativo, de natureza aplicada, com objetivos comparativos e explicativos. Adota como técnica de produção de dados observações com anotações em diário de bordo e aplicação de questionários. Para tratamento dos dados utiliza a análise de conteúdo bem como tratamento descritivo e comparativo. Têm-se como participantes 36 estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura, majoritariamente pertences ao primeiro período. Conclui-se que, a partir do componente curricular em tela, a compreensão de Educação Física dos estudantes apresentou um salto significativo quanto a relação com a cultura, ou uma “virada cultural”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física. Professor Adjunto da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de São João del-Rei (EEFD/UFRJ)

Publiée

2024-06-18