30 anos COLETIVO Metodologia do Ensino de Educação Física, 30 anos depois
acerca das autocríticas e críticas
Résumé
O texto apresenta as principais características da proposta pedagógica crítico-superadora, consignada no livro Metodologia do Ensino da Educação Física (1992), apontando a autocrítica realizada por seus próprios autores, bem como as críticas realizadas por intelectuais da EF. Assim, consideramos como temas centrais: cultura corporal e expressão corporal como linguagem; metodologia do ensino; história e ideologia. Podemos afirmar que o livro apresenta limites no pouco aprofundamento histórico, na articulação entre os ciclos, e na dependência de produção de conhecimento para ser sistematizado em conteúdos. Por outro lado, apresenta uma fecundidade por indicar em si – nas críticas e autocríticas – as pistas para superar seus próprios limites, por ainda gerar debates e estudos que possibilitam avançar em alternativas críticas para o ensino. A obra alerta o caráter ético-político da educação, levando em conta a tênue ligação entre a política e a educação, o que se converte num mérito na atualidade.