A (des) construção do estado pós-1990 e as suas implicações nas relações estado-cidadão
DOI :
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v3i9.63915Mots-clés :
(Des)construção do Estado, Pós-1990, Relações Estado-cidadão, MoçambiqueRésumé
Este é um estudo de Revisão Sistemática de Literatura cujo objetivo foi analisar o processo de construção do Estado moçambicano após 1990 sob perspectiva da democracia e relação Estado e cidadão. As consultas foram feitas em Setembro de 2022, em quatro bases de dados (Science Direct, Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, Web of Science e SciELo) por meio de Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), usando os seguintes descritores “Theory AND State-Citizen Relationship AND State Construction AND Mozambique”. Foram achados, inicialmente, cerca de 353 artigos que, depois do processo de exclusão e inclusão a partir dos critérios estabelecidos, sobraram sete artigos, adicionados com outros sete somando 14 estudos que foram usados para a análise final. O estudo apurou que, depois de 1990, assiste-se, em Moçambique, uma violação dos princípios básicos da democracia; o povo perdeu confiança com as instituições do Estado e seus dirigentes. Para a construção de um Estado/Nação onde reinem uma boa relação entre Estado-Cidadão é fundamental uma abertura do espaço democrático para uma livre confrontação de ideias, respeito e valorização pela opinião contrária, assim como as instituições do Estado e os dirigentes devem servir ao cidadão e não aos interesses dos partidos políticos.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).