Para a Caraterização do Ensino e da Aprendizagem da Gramática em Portugal: as Perceções dos Professores
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10034Palavras-chave:
Ensino gramatical, Perceções de professores, Conhecimento do conteúdo gramatical, Conhecimento pedagógico do conteúdo gramatical, Conhecimento curricularResumo
O principal objetivo deste texto consiste em investigar de que forma, no contexto educativo português das últimas duas décadas, marcado por uma rápida sucessão de normativos curriculares relativos à educação linguística, o ensino gramatical é percecionado pelos professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, graus de ensino correspondentes aos primeiros seis anos de escolaridade (séries iniciais) do Ensino Fundamental.
Situando-nos no quadro da Linguística Educacional (SPOLSKY, 1999) e no domínio do ensino da gramática na língua materna em particular, analisamos e discutimos as perceções que estes docentes têm sobre o seu conhecimento profissional implicado no ensino da gramática, à luz do modelo proposto por SHULMAN (1987) e adaptado por GROSSMAN (1990). A escolha do quadro metodológico de investigação recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os resultados da análise de dados recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado a 200 docentes, visando identificar (i) a importância atribuída e a frequência com que estes docentes trabalham o conhecimento gramatical, (ii) o grau de adequação percecionado quanto ao seu conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico, bem como (iii) as dificuldades percecionadas no ensino-aprendizagem da gramática.
Os resultados permitem-nos assumir uma complexidade de fatores implicados na construção dessas perceções e potencialmente intervenientes no ensino da gramática: o conhecimento do conteúdo, o conhecimento pedagógico do conteúdo e também o conhecimento curricular. Com base nestes resultados, problematizamos o ensino da gramática sublinhando a necessidade de renovação da formação em práticas pedagógicas e de valorização das diferentes dimensões implicadas, de forma a que os docentes possam tomar opções pedagógicas mais consistentes quanto às suas implicações. Parece-nos, pois, necessário reequacionar a formação destes docentes, visando (re)consciencializar os professores da complexidade do conhecimento de base implicado no ensino gramatical e do seu efetivo papel na construção das aprendizagens dos alunos.
Referências
COSTA, Ana Luísa. Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita. 2010. Dissertação (doutoramento em Linguística Educacional) -- Faculdade de Letras, UL, Lisboa, 2010. Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2216. Acesso em: 30 abril 2017.
DELGADO-MARTINS, Maria Raquel et al. Para a Didáctica do Português. Seis Estudos de Linguística. Lisboa: Colibri, 1992, pp. 165-177.
DESPACHO n.º 17169/2011. Diário da República, 2.ª série N.º 245 de 23 de dezembro de 2011. p. 50080. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Legislacao/despacho_17169_2011.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
DGEBS. Organização Curricular e Programas. Lisboa: Direção Geral do Ensino Básico e Secundário -- Ministério da Educação, 1991. Disponível em http://www.colegiopedroarrupe.pt/folder/galeria/ficheiro/14_Programa1CicloEB_brtlvw81nf.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
DGIDC. Posição dos Docentes Relativamente ao Ensino da Língua Portuguesa. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular -- Ministério da Educação, 2008. Disponível em http://profpaulo.weebly.com/uploads/3/9/4/7/394769/posicaodosdocentesseminario.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
DUARTE, Inês. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2008. Disponível em http://area.dge.mec.pt/gramatica/O_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_linguistica.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
DUARTE, Inês. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.
DUARTE, Inês. “Algumas boas razões para ensinar gramática”. In.: A Língua Mãe e a Paixão de Aprender. Actas. Porto: Areal, 1998, pp. 110-123.
DUARTE, Inês. “Oficina gramatical: contextos de uso obrigatório de conjuntivo”. In.: DELGADO-MARTINS, Maria Raquel et al. Para a Didáctica do Português. Seis Estudos de Linguística. Lisboa: Colibri, 1992, pp. 165-177.
DUARTE, Inês. “Funcionamento da Língua: a periferia dos NPP”. In.: DELGADO-MARTINS, Maria Raquel et al. Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. Lisboa: Colibri, 1991, pp. 45-59.
REIS, Carlos et al. Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular - Ministério da Educação, 2009. Disponível em http://www.colegiopedroarrupe.pt/folder/galeria/ficheiro/14_ProgramasPortugues_skr9m3gn77.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
SHULMAN, Lee. “Knowledge and teaching: foundations of the new reform”. Harvard Educational Review 57 (1), pp. 1-22, 1987. Disponível em https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
SILVA, António Carvalho. “A configuração do ensino da gramática nos novos manuais de português do 9.º ano”. Diacrítica n.º 30/1, pp. 83-112, 2016. Disponível em http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_30-1.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
SIM-SIM, Inês; DUARTE, Inês; FERRAZ, Maria João. Língua Materna na Educação Básica: Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. Lisboa: Departamento de Educação Básica, 1997. Disponível em http://www.cfaematosinhos.eu/A_Lingua_%20Materna_na_%20Educacao_%20Basica.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
SPOLSKY, Bernard. Introduction to the feld In.: SPOLSKY, Bernard (ed.). Concise Encyclopedia of educational Linguistics. Oxford: Elsevier, 1999. p. 1-6.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2000.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
UCHA, Luísa (coord.). Desempenho dos alunos em Língua Portuguesa -- ponto da situação. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular -- Ministério da Educação, 2007.
Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/fles/Basico/Documentos/desempenho_alunos_dgidc.pdf. Acesso em: 30 abril 2017.
WATSON, Annabel. Te problem of grammar teaching: a case study of the relationship between a teacher's beliefs and pedagogical practice. Language and Education 29 (4), p. 332-346, 2015
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).