Decomposição (in)desejada: o tópico da morte na poesia de Augusto dos Anjos e Manuel Bandeira

Autores

  • José Minervino da Silva Neto Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Ana Claudia Aymoré Martins Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2019.v21n1a22633

Palavras-chave:

poesia, morte, Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira.

Resumo

Este trabalho analisa o tópico da morte na obra dos poetas brasileiros Augusto dos Anjos e Manuel Bandeira, levando em consideração os procedimentos estéticos marcantes dos seus estilos. Procura-se en­tender como esses poetas constroem um discurso sobre a morte e suas implicações, como a angústia que acompanha a vida. O lirismo no uso poético da temática mórbida é um ponto de encontro primordial dos dois poetas; mas, como veremos, as possibilidades de aproximações e afastamentos entre dos Anjos e Bandeira não se resumem à escolha do tema ou do gênero. O primeiro recorre à linguagem parnasiana e às referências simbolistas para se expressar mas, ao fundamentar sua obra na influência do cientificismo para explicar a morte e a decomposição da matéria, escapa à reverência mística. O segundo opera frequentemente sob a chave da melancolia o fazer poético mas, à medida que sua poesia, tornando-se mais e mais moderna, dissolve o ritmo e as demais categorias da poética tradicional, tornando-a próxima da prosa, apresenta duas tendências recorrentes de reflexão sobre a falta e a finitude – o abatimento da morte sobre o eu e a ausência do outro –, bem como, usando de metáforas e figurações da morte surpre­endentes e irreverentes, desafia seu poder. Para tal, são utilizados os estudos críticos sobre os autores, em especial as contribuições de Arrigucci Jr. (1987, 1990); Gullar (2016); Paes (1985, 2003); Prado (2004); Rosenbaum (2002); Rosenfeld (1996).

Biografia do Autor

José Minervino da Silva Neto, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Ana Claudia Aymoré Martins, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Professora Associada do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidae Federal de Alagoas

Referências

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 4ª ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.

ANJOS, Augusto dos. Eu & outras poesias. Porto Alegre: L&PM, 1998.

ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. Trad. Luíza Ribeiro. São Paulo: Unesp, 2014.

ARRIGUCCI Jr., Davi. O humilde cotidiano de Manuel Bandeira. In: ______. Enigma e comentário. Ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 9-27.

______. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. 5ª ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2009.

______. Itinerário de Pasárgada. 7ª ed. São Paulo: Global, 2012.

CANDIDO, Antonio & CASTELLO, J. Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira: história e antologia, tomo II Modernismo. 16ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BARBOSA, João Alexandre. Linguagem e realidade do Modernismo de 22. In: _______. A metáfora crítica. São Paulo: Perspectiva, 1974, p. 73-106.

BOSI, Alfredo. O pré-modernismo. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1959.

FABRIS, Annateresa. Modernidade e vanguarda: o caso brasileiro. In: _______ (org.). Modernidade e modernismo no Brasil. São Paulo: Mercado de Letras, 1994.

GULLAR, Ferreira. Augusto dos Anjos ou Vida e morte nordestina. In: DOS ANJOS, Augusto. Toda poesia de Augusto dos Anjos. 5ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Cobra de vidro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2012. (Série Debates)

KOONIN, Eugene V. The logic of chance. The nature and origin of biological evolution. New Jersey: FT Press, 2011.

PAES, José Paulo.Augusto dos Anjos e o art nouveau./ In: _______. Gregos e baianos: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1985a. p. 81-92.

_______. Do particular ao universal. In: _______. Gregos e baianos: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1985b. p. 93-98.

_______. Augusto dos Anjos ou o evolucionismo às avessas. In: DOS ANJOS, Augusto. Os melhores poemas de Augusto dos Anjos: seleção de José Paulo Paes. 4ª ed. São Paulo: Global, 2003, p. 11-35.

PRADO, Antonio Arnoni. Um fantasma na noite dos vencidos. In: ______. Trincheira, palco e letras. Crítica, literatura e utopia no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p. 183-196.

ROSENBAUM, Yudith. Manuel Bandeira: uma poesia da ausência. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

ROSENFELD, Anatol. A costela de prata de A. dos Anjos. In: _______. Texto/contexto I. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 263-270.

SACCONI, Luiz Antonio. Grande dicionário Sacconi da língua portuguesa. Comentado, crítico e enciclopédico. São Paulo: Nova Geração, 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-19