The little yellow cap: an inclusive pedagogical proposal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2019.v21nEspa25518

Palavras-chave:

Adapted Curriculum. Inclusive Education. Literature. Literacy.

Resumo

Literating in a literacy way serves as a basis for all students who are inserted in the school context. In this sense, this study discusses an action research project with a pedagogical practice in a class of the third year of the initial grades of Elementary School. This research-action is justified by its social and cultural nature, which aims to develop practical activities to literate in a literacy way within an inclusive education perspective. Although, there are governmental programs that regulate the literacy process, and the school context shows a reality that reflects precarious rates of literacy in Brazil. This is possibly due to teacher training, school infrastructure and to "non-methods". To literacy without literate, according to Soares (2004), is disconnected from the demands of social practices that everyday demands. In this context, the story "The Little Yellow Cap" was adapted from the perspective of an open curriculum, using diverse curricular proposals directed to the understanding of all the students. The objective was to eliminate any obstacle that could limit the learning and the participation of all students in the educational process.

 

Biografia do Autor

Viviane Cristina de Mattos Battistello, UNIVERSIDADE FEEVALE

de Mattos Battistello

Foto Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE/2019) Mestrado Profissional em Letras (FEEVALE/2019). Possui graduação em Letras-Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (FEEVALE/2005) e graduação em Pedagogia (UNINTER/2016). Especialista em Processo de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem (FEEVALE/2009). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNILASALLE/2012). Especialista em Formação de Docentes e de Tutores (Orientadores acadêmicos) em EAD (UNINTER/2013). Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas (INFOCO/2015). Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER/2016). Tem experiência nas áreas de: Aquisição da Leitura e da Escrita, Letramento, Letramento Emergente, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Distúrbios de Aprendizagem, Leitura.

Ana Teresinha Elicker, UNIVERSIDADE FEEVALE

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Escritora e Professora Graduada em em Letras - Português/Inglês e literaturas pelo Centro Universitário FEEVALE (2004). Especialização em EJA, pela PUCRS e em GESTÃO ESCOLAR, pela UFGRS. Membro e presidente do CONDICAR, Rolante, RS, Biênio 2014 à 2017. Vencedora da etapa Centro Sul do país do 11º Prêmio Professores de Brasil MEC/2018

Rosemari Lorenz Martins, UNIVERSIDADE FEEVALE

Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), Especialista em Linguística do Texto (1996) e Mestre em Ciências da Comunicação (1999) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Letras, professora colaboradora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

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Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

v21-Especial