VARIAÇÃO EM USOS DE CONSTRUÇÕES COM PREDICADOR VERBALTD + CLÍTICO SE: IMPESSOALIZAÇÃO E INDETERMINAÇÃO EM TEXTOS CIENTÍFICOS E JORNALÍSTICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2019.v21n2a27292

Palavras-chave:

Impessoalização, Indeterminação, Construções com SE, Gramática de Construções, Variação construcional.

Resumo

Neste estudo, busca-se verificar o fenômeno da variação de construções com Predicador VerbalTD/TER + clítico SE em textos escritos científicos e acadêmicos do português brasileiro. Certos padrões viabilizam a conceptualização impessoal da predicação verbal no Português e, nesta pesquisa, destacam-se [PredicadorTD + SE + elemento não-verbal + (participante 1)] e [PredicadorTER + SE + emento não verbal + (participante 1)]. Destaca-se a tendência ao não preenchimento do slot do participante 1 e, dessa forma, resultados iniciais apontam que ocorre ora a desfocalização do enunciador, ora o apagamento de uma não pessoa com caráter genérico/universalizante. Assim, a estrutura em análise pode assumir configurações formais e funcionais advindas da construção e dos contextos em que essa se materializa via constructo/uso. Será feita, dessa forma, uma análise da variação construcional da amostra centrada em tratamento estatístico de variáveis influenciadoras a qual colabore para que se consolide a proposta de inserção de generalizações sobre variação na gramática de construções.  Importam para este estudo os pressupostos teóricos metodológicos socioconstrucionista (MACHADO VIEIRA, 2017; MACHADO VIEIRA; WIEDEMER, 2018), construcionista e cognitivista (DIESSEL 2015; GOLDBERG, 1995, 2006; FILMORE, 1988; HOPPER, 1991) que fornecerão os princípios norteadores para esta pesquisa.

Biografia do Autor

Eneile Santos Saraiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa, Mestra em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa (2013), Licenciada (2011) e Bacharela (2010) em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Pós-graduada (Lato Sensu) em Planejamento,Implementação e Gestão da Educação a Distância (2015) pelo Lante - Universidade Federal Fluminense. Participante do Projeto PREDICAR - Formação e expressão de predicados complexos: estabilidade, variação e mudança construcional (Faculdade de Letras/UFRJ), coordenado pela Profa Dra. Marcia dos Santos Machado Vieira. Atualmente, é Professora Docente I de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-12-28