E agora o assunto é trabalho: organização da experiência social, categorização e produção de sentidos no programa manos e minas.

Autores

  • Anna Christina Bentes UNICAMP
  • Natália Ferrari UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3936

Resumo

Neste artigo apresentamos análises iniciais de como ocorrem os processos de elaboração e reelaboração do tópico “trabalho” em um programa televisivo. Em função disso, nossos objetivos são: (i) apresentar uma breve discussão sobre as noções de frame, referenciação e tópico discursivo a partir de perspectivas teóricas de base sociocognitivista; (ii) apresentar o contexto no qual se inserem as sequências textuais analisadas; e (iii) analisar algumas sequências textuais realizadas pelos participantes do programa de forma a mostrar como as atividades de instauração de tópicos discursivos e as atividades referenciais que ocorrem no curso das interações dentro do programa auxiliam tanto na compreensão do contínuo processo de elaboração e reelaboração de frames relacionados ao tópico “trabalho”, como também na busca pela tipificação dos registros linguísticos. As análises empreendidas corroboram a afirmação de Van Dijk (1996) para quem os frames desempenham um importante papel na construção de modelos pessoais novos dos falantes, ou mesmo na atualização dos velhos, o que os situa entre memórias particulares e “scripts sociais”. Vimos que a cada interação velhos frames são ativados e mantidos, ao mesmo tempo em que reframings são operados. Por fim, as análises revelam que as estratégias de referenciação mobilizadas pelos sujeitos se mostraram fundamentais para a derivação dos frames básicos e transformacionais em jogo. Ainda há muito o que dizer sobre as relações intrínsecas entre a instauração de um determinado tópico, a ativação de determinados frames e as atividades de referenciação, mas nossas análises iniciais apontam para o fato de que a emergência de um sistema categorial fluido (nos termos de Marcuschi, 2007) relativo ao tópico “trabalho” não deixa de contribuir para a delimitação e estabilização dos frames (mesmo os de caráter transformacional) que emergem a partir da instauração desse tópico.

Biografia do Autor

Anna Christina Bentes, UNICAMP

Professora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Natália Ferrari, UNICAMP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. (PG-UNICAMP)

Downloads

Publicado

2011-12-22

Edição

Seção

Artigos Inéditos