E agora o assunto é trabalho: organização da experiência social, categorização e produção de sentidos no programa manos e minas.

Autores/as

  • Anna Christina Bentes UNICAMP
  • Natália Ferrari UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3936

Resumen

Neste artigo apresentamos análises iniciais de como ocorrem os processos de elaboração e reelaboração do tópico “trabalho” em um programa televisivo. Em função disso, nossos objetivos são: (i) apresentar uma breve discussão sobre as noções de frame, referenciação e tópico discursivo a partir de perspectivas teóricas de base sociocognitivista; (ii) apresentar o contexto no qual se inserem as sequências textuais analisadas; e (iii) analisar algumas sequências textuais realizadas pelos participantes do programa de forma a mostrar como as atividades de instauração de tópicos discursivos e as atividades referenciais que ocorrem no curso das interações dentro do programa auxiliam tanto na compreensão do contínuo processo de elaboração e reelaboração de frames relacionados ao tópico “trabalho”, como também na busca pela tipificação dos registros linguísticos. As análises empreendidas corroboram a afirmação de Van Dijk (1996) para quem os frames desempenham um importante papel na construção de modelos pessoais novos dos falantes, ou mesmo na atualização dos velhos, o que os situa entre memórias particulares e “scripts sociais”. Vimos que a cada interação velhos frames são ativados e mantidos, ao mesmo tempo em que reframings são operados. Por fim, as análises revelam que as estratégias de referenciação mobilizadas pelos sujeitos se mostraram fundamentais para a derivação dos frames básicos e transformacionais em jogo. Ainda há muito o que dizer sobre as relações intrínsecas entre a instauração de um determinado tópico, a ativação de determinados frames e as atividades de referenciação, mas nossas análises iniciais apontam para o fato de que a emergência de um sistema categorial fluido (nos termos de Marcuschi, 2007) relativo ao tópico “trabalho” não deixa de contribuir para a delimitação e estabilização dos frames (mesmo os de caráter transformacional) que emergem a partir da instauração desse tópico.

Biografía del autor/a

Anna Christina Bentes, UNICAMP

Professora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Natália Ferrari, UNICAMP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. (PG-UNICAMP)

Publicado

2011-12-22

Número

Sección

Artigos Inéditos