AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME TU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39466

Palavras-chave:

Avaliação linguística, Concordância verbal, Pronome tu.

Resumo

A partir do  problema da avaliação linguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]), analisamos a percepção da concordância verbal com o pronome tu entre estudantes universitários, com o objetivo de mensurar se há significados sociais positivos, negativos ou neutros em relação ao uso de tu com o verbo na 3PS – tuv3ps. Adotamos uma abordagem direta (FASOLD, 1996) através de um questionário sociolinguístico e consideramos os seguintes parâmetros de julgamento social: percepção de uso na comunidade, crenças em relação ao próprio uso linguístico, avaliação quanto ao uso de tuv3ps, percepção quanto à variação diatópica, percepção quanto aos fatores sociais (idade, sexo, classe social e nível de estudo), percepção quanto à situação comunicativa e à pessoa com quem se fala e percepção quanto ao preconceito linguístico. Para o tratamento estatístico dos dados, utilizamos a plataforma R, bem como o software Iramuteq (CAMARGO; JUSTO, 2018). Os dados indicam que o uso de tuv3ps faz parte da comunidade dos estudantes, não sendo avaliado negativamente, pois é mais associado a um uso prático, normal, familiar, cultural, íntimo e informal, fortemente relacionado à origem geográfica, à situação comunicativa e à pessoa com quem se interage.

Biografia do Autor

Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

Doutora em Linguística e professora da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente em estudos de variação e mudança.

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier