O SISTEMA DO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: ANÁLISE LINGUÍSTICA AUTOMATIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39493

Palavras-chave:

Projeto Atlas Linguístico do Brasil, Informatização, Sistema ALiBWeb, Análise Linguística.

Resumo

O artigo objetiva apresentar o processo de informatização do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), que introduziu o gerenciamento dos dados coletados em campo e a sua disponibilização, com o intuito de disseminar as informações adquiridas através dos inquéritos realizados com os informantes no âmbito do Projeto ALiB a partir dos aportes teóricos da Dialetologia e da Ciência da Computação. Esse processo vem se concretizando gradualmente devido à importância dos dados coletados, de forma manual, por quase duas décadas. No que se refere aos procedimentos metodológicos, duas etapas foram bem definidas: a modelagem do banco de dados e o desenvolvimento do sistema ALiBWeb, o qual está em sua segunda versão e em fase de validação para ser gratuitamente disponibilizado na Internet. Nesta versão, destaca-se a geração de cartas linguísticas no sistema, por linguistas, que serão disponibilizadas publicamente. A socialização destas informações, em âmbito nacional e internacional, é um dos propósitos do sistema que pode compartilhar com as outras regionais e com outros projetos os dados coletados e, consequentemente, iniciar novas frentes de pesquisa por meio da análise linguística automatizada que possibilita novos rumos e avanços na pesquisa dialetológica.

Biografia do Autor

Marcela Moura Torres Paim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada 2 de Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Referências

CARDOSO, S. et. al. Atlas linguístico do Brasil. v. 1: Introdução. Londrina: EDUEL, 2014a.

CARDOSO, S. et. al. Atlas linguístico do Brasil. v. 2: Cartas linguísticas I. Londrina: EDUEL, 2014b.

CHEN, P. Modelagem de dados – a abordagem entidade-relacionamento. São Paulo: Makron Books, 1990.

COMITÊ NACIONAL do Projeto ALiB. Atlas lingüístico do Brasil: questionários 2001. Londrina: EDUEL, 2001.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de Marcos Bagno, Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].

SMART, M. Ruby on rails 5: web app development for beginners. Seiten/Verlag: Createspace, 2016.

TELES, A.; RIBEIRO, S. A cartografia dos dados. In.: CARDOSO, S. et al. Atlas linguístico do Brasil. v. 1: Introdução. Londrina: EDUEL, 2014a. p. 113-133.

THUN, H. La géographie linguistique romane à la fin du XXe siècle. In: CONGRÈS INTERNATIONAL DE LINGUISTIQUE ET DE PHILOLOGIE ROMANES, 1998, Bruxelles. Actes... Tübingen: Max Niemeyer, 2000, v. 3, p. 367-388.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier