O SISTEMA DO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: ANÁLISE LINGUÍSTICA AUTOMATIZADA
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39493Palabras clave:
Projeto Atlas Linguístico do Brasil, Informatização, Sistema ALiBWeb, Análise Linguística.Resumen
O artigo objetiva apresentar o processo de informatização do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), que introduziu o gerenciamento dos dados coletados em campo e a sua disponibilização, com o intuito de disseminar as informações adquiridas através dos inquéritos realizados com os informantes no âmbito do Projeto ALiB a partir dos aportes teóricos da Dialetologia e da Ciência da Computação. Esse processo vem se concretizando gradualmente devido à importância dos dados coletados, de forma manual, por quase duas décadas. No que se refere aos procedimentos metodológicos, duas etapas foram bem definidas: a modelagem do banco de dados e o desenvolvimento do sistema ALiBWeb, o qual está em sua segunda versão e em fase de validação para ser gratuitamente disponibilizado na Internet. Nesta versão, destaca-se a geração de cartas linguísticas no sistema, por linguistas, que serão disponibilizadas publicamente. A socialização destas informações, em âmbito nacional e internacional, é um dos propósitos do sistema que pode compartilhar com as outras regionais e com outros projetos os dados coletados e, consequentemente, iniciar novas frentes de pesquisa por meio da análise linguística automatizada que possibilita novos rumos e avanços na pesquisa dialetológica.
Citas
CARDOSO, S. et. al. Atlas linguístico do Brasil. v. 1: Introdução. Londrina: EDUEL, 2014a.
CARDOSO, S. et. al. Atlas linguístico do Brasil. v. 2: Cartas linguísticas I. Londrina: EDUEL, 2014b.
CHEN, P. Modelagem de dados – a abordagem entidade-relacionamento. São Paulo: Makron Books, 1990.
COMITÊ NACIONAL do Projeto ALiB. Atlas lingüístico do Brasil: questionários 2001. Londrina: EDUEL, 2001.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de Marcos Bagno, Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
SMART, M. Ruby on rails 5: web app development for beginners. Seiten/Verlag: Createspace, 2016.
TELES, A.; RIBEIRO, S. A cartografia dos dados. In.: CARDOSO, S. et al. Atlas linguístico do Brasil. v. 1: Introdução. Londrina: EDUEL, 2014a. p. 113-133.
THUN, H. La géographie linguistique romane à la fin du XXe siècle. In: CONGRÈS INTERNATIONAL DE LINGUISTIQUE ET DE PHILOLOGIE ROMANES, 1998, Bruxelles. Actes... Tübingen: Max Niemeyer, 2000, v. 3, p. 367-388.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).