A REGÊNCIA VARIÁVEL DO VERBO DE MOVIMENTO IR NA FALA CAPIXABA: O COMPORTAMENTO DOS FATORES EXTRALINGUÍSTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39712

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, Regência do verbo ir, Fala capixaba.

Resumo

Baseando-se nas abordagens teóricas propostas pela Sociolinguística Variacionista, este estudo consiste na análise da variação entre as preposições regentes do verbo ir com sentido de movimento a, para e em, presentes na fala de moradores da cidade de Vitória, localizada no estado do Espírito Santo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram analisadas quarenta e seis entrevistas que compõem a amostra PortVix “O português falado na cidade de Vitória”. Inicialmente, consideramos as hipóteses de que este fenômeno não ocorre de maneira aleatória e que a preposição em, forma considerada não-padrão pelas gramáticas normativas, ocorre com maior frequência nos dados de fala, visto que esta preposição está sendo usada cada vez mais pelos falantes da língua portuguesa. Diante destas questões, procuramos investigar quais fatores linguísticos e extralinguísticos contribuem para que essa variação ocorra, analisando estatisticamente os dados através do programa computacional GoldVarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005) e, posteriormente, comparando os resultados obtidos com os de pesquisas realizadas sobre o mesmo fenômeno com diferentes amostras do Português Brasileiro. Os resultados mostraram que a preposição para é a mais utilizada como regente do verbo de movimento ir pelos informantes da comunidade de fala capixaba, seguida das preposições em e a. Cabe salientar que o presente estudo colabora para as discussões sobre a variação presente na regência do verbo de movimento ir, pois lança novas discussões sobre tal fenômeno na comunidade de fala capixaba e compara sua atuação em diferentes partes do Brasil.

Biografia do Autor

Bárbara Gomes Citéli, UFES

Bárbara Gomes Citeli é professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Charles Darwin. Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), mestrado em Linguística pela Universidade Federal Espírito Santo (2017).

Leila Maria Tesch, UFES

Leila Maria Tesch é professora do Departamento de Línguas e Letras na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É uma das coordenadoras do Projeto Português Falado em Vitória (PortVix), atua na área de Sociolinguística. Coordenadora do Pibid Letras Português da Ufes, de 2015 a 2020. Atualmente, realiza pós-doutorado na Unicamp, desenvolvendo estudos de percepção.

Referências

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CITELI. B. G. A regência variável do verbo de movimento ir na cidade de Vitória-ES. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

GUY, G. R.; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].

LUCCHESI, D. Sistema, Mudança e Linguagem: um percurso na história da lingüística moderna. São Paulo: Parábola, 2004.

MOLLICA, M. C. de M. A regência variável do verbo ir de movimento. In: SILVA, G. M. O. & SCHERRE, M. M. P. (org.) Padrões sociolingüísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1996. p. 149-167.

MOLLICA, M. C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: ___; BRAGA, Maria L. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003.

RIBEIRO, A. J. C. R. Um caso de uso variável de preposições na chamada fala culta carioca:a regência do verbo Ir de predicação incompleta. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro,1996. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.

PAIVA, M. C. A variável gênero/sexo. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (org.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 33-42.

SANKOFF, D.; TAGLIAMONTE, S. A.; SMITH, E. Goldvarb X - a multivariateanalysisapplication. Toronto: Department of Linguistics; Ottawa: Department of Mathematics, 2005. Disponível em: http://individual. utoronto.ca/tagliamonte/Goldvarb/GV_index.htm#ref. Acesso em: 26 de novembro de 2020.

TARALLO, F. A Pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 1986

VALLO, M. A. G. do. Aregência variável do verbo ir de movimento na fala pessoense.João Pessoa: UFPA. João Pessoa. Dissertação (Mestrado em Letras) do Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.

VOTRE, J. S. Relevância da variável escolaridade. In: ___; BRAGA, Maria L. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003.

WIEDEMER, M. L. A regência variável do verbo IR de movimento na fala de Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006 [1968].

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier