VARIEDADES LINGUÍSTICAS DENTRO E FORA DO BRASIL

Autores

  • Katie Drager Departamento de Linguística, Universidade do Havaí-Mānoa
  • Albert Olivier Blaise Rilliard Postgraduate Program in Vernacular Letters and Postgraduate Program in Linguistics, Faculty of Letters, Federal University of Rio de Janeiro; LIMSI, CNRS, Paris-Saclay University
  • Marcia dos Santos Machado Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2320-5055
  • Marcos Luiz Wiedemer UERJ/Faperj https://orcid.org/0000-0003-0924-1030

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a44438

Resumo

O dossiê temático “Variedades linguísticas dentro e fora do Brasil”, do número 1 do volume 23, é organizado pelos professores Katie Drager (Universidade de Hawai´i-Mānoa), Albert Olivier Blaise Rilliard (CNRS-UFRJ), Marcia dos Santos Machado Vieira (UFRJ) e Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/Faperj) no intento de reunir investigações e encaminhamentos teórico-metodológicos de pesquisas, desenvolvidas segundo a perspectivação de variedades de língua(s) a partir de sua dimensão social, que aqui é enquadrada, em linhas gerais, em descrição ou discussão de forças sociais ou identitárias, bem como de contextos sociais ou discursivos de produção, processamento, avaliação ou percepção de variantes. O ponto de partida para a temática efetivamente delineada neste dossiê foi o de configurar um panorama de pesquisas nas áreas de Sociolinguística e Geolinguística. 

O ponto de partida ainda está adensado por colaborações nas quais tem proeminência um destes encaminhamentos, relativos a espaços de aplicação da variação: (i) a observação tipológica oriunda da comparação entre experiências e recursos de certas línguas para a expressão de um estado de coisas (movimento) no campo da tradução (do contraste entre originais e versões em línguas diferentes), (ii) a concepção multilíngue de conhecimento gramatical no campo do contato entre comunidades e de modelagem desse conhecimento como uma Gramática de Construções (pareamentos de forma e função convencionalizados na experiência de uso e entrincheirados na representação cognitiva) na qual diassistema e Sociolinguística operam, bem como (iii) o tratamento de língua portuguesa e de rotinas discursivas ligadas ao acionamento dos recursos do Português em espaços, de ensino e tradução, em que não é o idioma materno.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Wiedemer, UERJ/Faperj

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Preto), e cursou ainda o doutorado sanduíche na Erfurt Universität (Erfurt-Alemanha), na área de Linguística, sob a orientação do Prof. Dr. Christian Lehmann. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciado em Letras-Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professor adjunto de linguística - 40 horas com dedicação exclusiva e Coordenador Geral do PPLIN - Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (Stricto Sensu) - gestão (2016-2018/2018-2020). Foi Chefe do Departamento de Letras (gestão 2015-2016) da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) - São Gonçalo/RJ. Foi professor do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG) de 2011-2013; e editor-chefe da Revista Científica do CENSUPEG. É membro (pesquisador) do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFF) e do Grupo de Pesquisas ?Grupo de Estudos Sociofuncionalistas? (UFMS). Juntamente com Marcia dos Santos Machado VIeira coordenada o GT-Sociolinguística da ANPOLL (2018-2020). Atua na área de docência (graduação e pós-graduação) e pesquisa em linguística, língua portuguesa e metodologias. Possui publicações em anais de eventos nacionais e internacionais, e em periódicos especializados. Áreas de interesse: Gramática das Construções; Linguística Centrada no Uso; Variação e Mudança; Sociolinguística Cognitiva.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Apresentação/Presentation - Dossiê de Língua/Language Dossier