(Des)caminhos da educação literária: do ensino básico ao superior

Autores

  • Danielle de Almeida Menezes UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fábio André Coelho UERj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4734

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como proposta discutir a importância da literatura para a formação do leitor da educação básica a partir da problematização da formação do professor de literatura e dos reflexos desses processos formativos, nos contextos escolares e universitários. Pretendemos apontar aspectos pertinentes à conscientização de cada um dos sujeitos, formandos e formadores, no processo de educação literária, ou seja, no contexto da aprendizagem de leitura e compreensão do texto literário. A partir de uma breve análise dos nomes das disciplinas voltadas para a área de literatura dos currículos de três universidades do Rio de Janeiro, buscaremos compreender aspectos da formação de professores de literatura para a educação básica e como essa formação se reflete nas salas de aula.


PALAVRAS-CHAVE: Educação literária, Formação do leitor, Formação do professor.

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Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Artigos