(Des)caminhos da educação literária: do ensino básico ao superior
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4734Abstract
RESUMO: Este artigo tem como proposta discutir a importância da literatura para a formação do leitor da educação básica a partir da problematização da formação do professor de literatura e dos reflexos desses processos formativos, nos contextos escolares e universitários. Pretendemos apontar aspectos pertinentes à conscientização de cada um dos sujeitos, formandos e formadores, no processo de educação literária, ou seja, no contexto da aprendizagem de leitura e compreensão do texto literário. A partir de uma breve análise dos nomes das disciplinas voltadas para a área de literatura dos currículos de três universidades do Rio de Janeiro, buscaremos compreender aspectos da formação de professores de literatura para a educação básica e como essa formação se reflete nas salas de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Educação literária, Formação do leitor, Formação do professor.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).